pub

Notícia

Surpresa

A história de Antero, o português dos milhões de Paris que seduziu Neymar

São 222 milhões de euros. É a contratação mais cara da história do desporto mundial. Quem a fez? Um português, nascido pobre há 49 anos na vila de Vinhais e que agora é príncipe em Paris. Conheça o percurso de Antero Henrique, o novo agente de ouro do futebol europeu.
Por João Bénard Garcia | 05 de agosto de 2017 às 20:49
A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo Jorge Nuno Pinto da Costa, de 79 anos, caiu de umas escadas internas, da moradia que habita, em Santo Tirso. Neymar, Messi e Dani Alves A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo Jorge Nuno Pinto da Costa acompanhado pelo filho mais velho, Alexandre Pinto da Costa A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo Jorge Nuno Pinto da Costa A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo Pinto da Costa com Antero Henrique e, à esq., Fernanda Miranda. Mesmo por cima do líder dos dragões o segurança Eduardo Silva A amizade de 27 anos entre Pinto da Costa e Antero Henrique. Acabou-se a cumplicidade com Antero a atirar culpas para cima de Pinto da Costa, no julgamento do caso "Operação Fénix" A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo Pinto da Costa com a namorada Sílvia Costa A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo Presidente do FCP há 35 anos, Pinto da Costa é o mais antigo presidente de um clube, em actividade A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo Alexandre Pinto da Costa com o pai, Jorge Nuno Pinto da Costa A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo
A história de Antero, o português autor da maior contratação de futebol do mundo

A contratação mais cara de sempre de um jogador de futebol na história da humanidade foi feita por um português, custou 222 milhões de euros e envolve dois homens que falam a língua de Camões. Um deles é bem conhecido do mundo do futebol... e também dos meandros da justiça portuguesa. O outro é Neymar da Silva Santos Jr., 25 anos, o artilheiro brasileiro que acaba de ingressar no Paris Saint-Germain como sendo o jogador mais caro do mundo.

O artífice desta super transferência foi o super agente Antero Henrique, de 49 anos, o rapaz introspetivo e de poucas falas que saiu ainda jovem de Vinhais, em Trás-os-Montes, rumo à Invicta para estudar e que se tornou no braço direito e no grande estratega da política do líder portista Jorge Nuno Pinto da Costa, de 79 anos. Isto, apesar dos amigos de infância em Vinhais garantirem que, em miúdo, Antero tinha uma predileção... pelo seu Benfica.

Em 2014 Antero Henrique cai em desgraça, essencialmente por três motivos: primeiro, foi desautorizado por Pinto da Costa, que decide contratar o espanhol Julen Lopetegui, treinador que se revelou um fiasco colossal; segundo, por falta de conquista de títulos durante três anos consecutivos; e em terceiro, por causa dos ciúmes e do esquema de negócios paralelo com jogadores montado por Alexandre Pinto da Costa, filho do carismático presidente dos dragões desde 1982, que voltou a montar cerco ao progenitor, após vários anos de afastamento.



Na primavera de 2017, quando os seus opositores acharam ter caído em desgraça, Antero Henrique ressuscita (tem aliás 'Ressureição' como apelido do meio) e é anunciado como a grande contratação de temporada como diretor desportivo de Nasser Al-Khelaifi, o árabe multimilionário de 44 anos que comprou o Paris Saint-Germain, o super-clube parisiense. 



Uma vez instalado no Parque dos Príncipes, na cidade-Luz, Antero Henrique joga uma cartada de mestre: "saca" ao FC Barcelona uma das suas estrelas e leva-a, numa operação relâmpago, para França por 222 milhões de euros, uma verba nunca antes vista no mundo do futebol.

Veja-o neste vídeo a assistir ao treino do PSG



ANTERO, O ESTRATEGA QUE ARRUMOU RIVAIS E ABAFOU ESCÂNDALOS DO FC PORTO

Mas quem é afinal Antero Henrique, o estratega? Foi um rapaz remediado e ensimesmado de Vinhais que um dia foi estudar para a cidade do Porto e que acabou catapultado após descobriri uma paixão clubística pelos azuis e brancos, esquecendo o seu primeiro amor: o SL Benfica.

...
2017-08-04_19_47.40 antero3.JPG

Discreto e cirúrgico nas regras, primeiro nas de comunicação, a partir de 2005 nas da gestão desportiva, compra e venda de jogadores com lucros astronómicos, área em que se tornou especialista no Futebol Clube do Porto (FC porto), subiu a pulso dentro do clube e esteve a um passo de ser o putativo sucessor do carismático Jorge Nuno Pinto da Costa, há 35 anos ininterruptamente líder dos dragões.

Os fracos resultados desportivos desde 2013 e o regresso ao dragão de Alexandre Pinto da Costa, o primogénito do presidente, agora na pele de agente de futebolistas, arrumou com a reputação de Antero, o número dois da estrutura portista, em suma: o sucessor natural de Pinto da Costa.

...
Jorge Nuno Pinto da Costa, de 79 anos, caiu de umas escadas internas, da moradia que habita, em Santo Tirso.

Muito discreto, sigiloso ao limite, Antero Henrique manobrou quase sempre na sombra de Pinto da Costa, tendo o perfil discreto e fiel que agradava ao presidente portista. Começou como tarefeiro do clube em 1990, numa caminhada que ficou marcada por uma única derrota: não conseguiu segurar o primeiro lugar no acesso à cadeira da presidência... quando vagar.

Entretanto foi Antero Henrique quem segurou as pontas quando o seu presidente se viu envolvido no processo 'Apito Dourado', que envolvia corrupção com árbitros, dinheiro e prostitutas, fatores que o fizeram provar a lealdade ao líder portista; mas também passaram por ele – e pelos seus colaboradores – as suspeitas dos crimes da 'Noite Branca' e da 'Operação Fénix', envolvendo investigação a seguranças ilegais e casos de violência na noite portuense e nortenha.



Quando em 2005 chega a diretor desportivo prova que está à altura do cargo e lança uma estratégia que assenta nos pilares "recrutamento, desenvolvimento e rendimento", e na compra e venda de jogadores como Pepe, Hulk, Lucho, Lisandro López, James Rodríguez, Moutinho, Radamel Falcao, Jackson Martínez e Raul Meireles, entre muitos outros, com largas margens de lucro.

Mais notícias de Nacional

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável