Notícia

Aniversário

A vida do rei de Espanha em 50 imagens, quando celebra meio século

Felipe VI celebra 50 anos. O seu ainda curto reinado está marcado por momentos políticos conturbados, como é a questão da independência da Catalunha, mas sendo um homem corajoso não se esconde atrás da coroa. Confessa até que não teria problemas em abdicar... se essa for a vontade da maioria dos espanhóis.
30 de janeiro de 2018 às 14:30
Felipe Juan Pablo Alfonso de Todos los Santos de Borbón y Schleswig-Holstein nasceu no dia 30 de janeiro de 1968 [celebra esta terça-feira 50 anos de idade], sob a ditadura de Francisco Franco,  na Clínica de Nuestra Señora de Loreto, em Madrid. As primeiras imagens mostradas aos súbditos mostravam um bebé louro de olhos claros, que pesva 4,4 quilos e media 55 centímetros. Caso o seu pai fosse proclamado rei, Felipe seria, um dia, o herdeiro da coroa espanhola. E foi isso mesmo que veio a acontecer.

Desde muito pequeno que Felipe veio a ser preparado para assumir uma dos papéis mais difíceis da sua vida. A sua juventude ficou marcada por uma preparação académica de excelência e por muito amores e desamores que fizeram correr rios de tinta na imprensa especializada. Ainda assim, o herdeiro da coroa espanhola sempre foi o "predileto" dos espanhóis.

A carregar o vídeo ...
;
Foi também ele que preparou os súbditos para a possibilidade de "romper com a tradição histórica" e não vir a casar com uma "princesa". Portanto, quando se apaixonou por Letizia Ortiz, jornalista da TVE, uma plebeia que já havia sido casada, o escândalo acabou por não ser grande. Perante a oposição dos pais a este amor, Felipe chegou mesmo a dizer-lhes que renunciava ao seu direito ao trono. Os reis Sophia e Juan Carlos não tiveram outra opção do que aceitar a nora que não se enquandrava, de todo, nos seus altos parâmetros.

Preparado para ser rei, Felipe não contava, no entanto, subir tão cedo ao trono. Mas perante a grave crise que se vivia em Espanha e com a oposição declarada à monarquia, Juan Carlos anunciou a sua renúncia no início do Verão de 2014. Felipe foi então proclamado rei de Espanha no dia 14 de Junho de 2014.
 
Quase a fazer 4 anos à frente do trono espanhol, Felipe tem conseguido de novo unir o país e fazer subir a popularidade da monarquia. Parece, que apesar de todos os momentos políticos mais controversos que se vivem atualmente em Espanha, Felipe VI é o rei de todos os espanhóis.
 
A carregar o vídeo ...
;


Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável