Notícia

polémica

Focado na Seleção, Cristiano "tranquilo" com acusação de fuga ao fisco de vários milhões

O Ministério Público espanhol avança com uma queixa formal contra Cristiano Ronaldo. Em causa está o alegado desvio de cerca de 14,7 milhões de euros devidos por direitos de imagem. Vai responder em tribunal.
Por Isabel Laranjo | 13 de junho de 2017 às 11:57
Cristiano Ronaldo diz-se "tranquilo". Só que a acusação agora é oficial. O Ministério Público espanhol já formalizou a queixa contra o craque português e o futebolista terá que responder pelo alegado desvio de 14,7 milhões de euros, perante o Tribunal de Instrução Decano de Pozuelo de Alarcon.

A denúncia foi apresentada pela secção de delitos económicos do Ministério Público da Província de Madrid e em causa estarão 4 delitos, praticados entre 2011 e 2014, de forma "voluntária" e "consciente", avança o jornal espanhol El Mundo.

Uma notícia difícil de gerir para CR7, que vive um bom momento profissional e pessoal, com o nascimento dos filhos gémeos, que deverão ir para Madrid na próxima semana, com a avó Dolores. 

A carregar o vídeo ...
;

O futebolista mudou-se para Madrid em 2009 e fixou residência fiscal no país vizinho. Só que, de acordo com a investigação, Ronaldo terá ocultado rendimentos, provenientes dos seus direitos de imagem. O alegado esquema terá passado pela cedência desses direitos a uma empresa sediada nas Ilhas Virgens Britânicas, a Tollin Associates.  

COMO FUNCIONA O SUPOSTO ESQUEMA

A sociedade sediada no paraíso fiscal, por sua vez, cederia a exploração desses direitos a outra empresa, com sede na Irlanda, a Multisport & Image Management LTD, que, de facto, segundo a acusação, se terá dedicado efetivamente à gestão desses capitais. 

Assim sendo, seria desnecessário o recurso prévio à empresa sediada nas Ilhas Virgens o que, ainda de acordo com a acusação, serviria somente para encobrir este rendimentos perante as finanças espanholas.

"TUDO SE IRÁ RESOLVER"
O caso já tinha sido abordado, no final do mês passado. Cristiano Ronaldo acedeu a dar uma entrevista ao canal de televisão Fox Sports, da Argentina. E, em resposta às suspeições que lhe eram imputadas - ainda não tinha sido feita a acusação formal - Ronaldo afiançava: "dormir descansado e tranquilo" e mostrava-se seguro de que "tudo se há de resolver".

A carregar o vídeo ...
;
O craque está, neste momento, ao serviço da Seleção Nacional, para participar na Taça das Confederações.

Neste momento, apesar da acusação da justiça espanhola, Cristiano Ronaldo terá mais motivos para festejar do que para se preocupar. Afinal de contas, acaba de realizar o sonho de voltar a ser pai, desta vez dos gémeos Matteo e Eva, que, segundo uma amiga da família contou ao Correio da Manhã estão "muito bem".

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável