pub

Notícia

Justiça

Cristiano Ronaldo iliba o "super-empresário" Jorge Mendes e despede advogados

Em tribunal, Cristiano Ronaldo inocentou o agente, Jorge Mendes, de quaisquer responsabilidades nas acusações de fuga ao fisco. Mesmo confrontado com o facto de Mendes ter respondido num processo idêntico, referende a Falcão, o craque nunca acusou o "super-empresário".
Por Isabel Laranjo | 11 de setembro de 2017 às 18:43
Jorge Mendes é agente de Cristiano Ronaldo e já respondeu, em tribunal, por um processo semelhante de fuga ao fisco, relativo ao jogador colombiano Radamel Falcão O internacional português à chegada ao tribunal, em Portuzuel do Alarcon, no dia 31 de julho Marisa Mendes, filha de Jorge Mendes, é outra das pessoas responsáveis pela gestão da carreira de Cristiano Ronaldo Muitos populares juntaram-se à porta do tribunal, protestando contra o internacional português. Na sala de audiências, Ronaldo acabou por desabafar que gostaria de voltar para Inglaterra O clã Aveiro em Ibiza, após as autoridades terem abordado o iate onde todos passavam férias, para uma inspecção aduaneira Cristiano Ronaldo fez-se sócio de Rafael Nadal e de Paul Gazol no restaurante Tatel, também em Ibiza, este ano. Apesar de tudo, o craque quer investir em Espanha e conta abrir um hotel naquela ilha balear Cristiano Ronaldo e a namorada nas recentes férias em Ibiza. A família foi de iate até Formentera e, no regresso, o barco foi abordado por polícias armados, que fizeram uma fiscalização que demorou hora e meia Georgina Rodriguez, após as férias polémicas do clã Aveiro, passou mais alguns dias de descanso com o enteado mais velho, Cristianinho, de 7 anos, e algumas amigas, em Ibiza A primeira foto de família, de Ronaldo com Gio, grávida de 7 meses, e os filhos gémeos Cristianinho, Eva e Mateo, de 3 meses. Em breve, o craque voltará a ter a alegria de ser pai
Cristiano inocenta Super Agente
Foi um Cristiano Ronaldo humilde mas firme nas suas convicções o homem que se apresentou em tribunal, no dia 31 de julho, perante a juíza Mónica Férrer. As imagens da audiência foram transmitidas no 'CM Jornal' da noite, num grande exclusivo mundial.

O interrogatório, em que participou também um representante do fisco espanhol, durou cerca de hora e meia, tempo durante o qual Cristiano Ronaldo defendeu a sua inocência mas também a de Jorge Mendes. 

Cristiano Ronaldo é suspeito de 4 crimes de fraude fiscal, em 2011, 2012 e 2013. "Em 2014 paguei tudo, voluntariamente. Se quisesse fugir não tinha pago. É ridículo. Como a senhora sabe, a minha vida é um livro aberto. Eu não posso esconder nada. Seria ridículo da minha parte. Entende?", afirmou, face às questões da juíza Mónica Ferrer.

O internacional português à chegada ao tribunal, em Portuzuel do Alarcon, no dia 31 de julho Cristiano Ronaldo à chegada ao tribunal em Madrid Miguel Paixão e Ricardo Regufe Cristiano Ronaldo à chegada ao tribunal em Madrid Cristiano Ronaldo à chegada ao tribunal em Madrid Muitos populares juntaram-se à porta do tribunal, protestando contra o internacional português. Na sala de audiências, Ronaldo acabou por desabafar que gostaria de voltar para Inglaterra
Cristiano Ronaldo à chegada ao tribunal em Madrid
O craque explicou que tem tudo entregue aos assessores, conceituada firma de advogados Garrigues, em quem confia. "Pago-lhes a peso de ouro. Se não confiar na minha gente, vou confiar em quem?", questionou.

Entretanto, Cristiano Ronaldo dispensou os serviços da firma de advogados que estava a tratar da sua defesa nas acusações de fraude fiscal, no valor de 14,7 milhões de euros. Segundo o 'El Mundo', a decisão já foi comunicada à Baker & McKenzie. 

Ronaldo explicou ainda que não tem estudos e que, por isso, outras pessoas tratam de todos os assuntos relacionados com a sua fortuna, inclusive os pagamentos às finanças. 

"TENHO O 6º ANO. O JORGE É COMO EU"

Por várias vezes, o craque foi questionado sobre quem lhe entrega a declaração de rendimentos às finanças e sobre se confia nessas pessoas. O craque enervou-se perante o tribunal e até conseguiu arrancar algumas gargalhadas, quando perguntou se podia tirar o casaco, devido ao calor. "Não quero parecer mal", deixou escapar. 

Cristiano Ronaldo prosseguiu na sua explicação. "Tenho o 6.º ano, a única coisa que sei fazer bem é jogar futebol". E a mesma explicação aplicou para ilibar Jorge Mendes, o seu agente, de qualquer responsabilidade na alegada fuga fiscal. "O Jorge é como eu. Tem o 5.º ou o 6.º ano [de escolaridade]. O seu único trabalho é conseguir os melhores contratos, junto dos clubes, para os jogadores".

Jorge Mendes apostou em Cristiano Ronaldo quando o craque era um miúdo, levando-o para o Manchester United. O futebolista e o seu agente tornaram-se amigos e Mendes até é o padrinho de batismo do filho mais velho do craque, Cristianinho, hoje com 7 anos de idade. Jorge Mendes e Ronaldo quando o craque português ganhou a sua primeira 'Bota de Ouro', em 2008, quando estava ao serviço do Machester United. Cristiano Ronaldo e Cristianinho com Marisa e Jorge Mendes. É a filha de Jorge Mendes quem gere toda a carteira de contratos de publicidade do craque. Ronaldo com o agente e amigo mas também a mãe, Dolores, e o pequeno Cristianinho, noutro momento importante da carreira do jogador. Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes: uma amizade fundada nos negócios Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes: uma amizade fundada nos negócios Uma foto de família alargada, com Ricardo Regoufe e Marisa Mendes Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes: uma amizade fundada nos negócios Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes: uma amizade fundada nos negócios Uma refeição descontraída de Ronaldo com Regoufe e Marisa Mendes
Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes: uma amizade fundada nos negócios
Ronaldo relembrou que é amigo de Mendes e que este "é padrinho" do filho, demonstando a familiaridade com o agente e dando a entender que o agente jamais faria algo que o pudesse prejudicar. O advogado da 'Hacienda' – fisco espanhol – retorquiu: "Mas sabe que o Sr. Mendes já respondeu noutro processo, de outro jogador, Falcão". Ronaldo não desarma: "A mim não me interessa a vida dos outros". Recorde-se que Marisa Mendes, filha de Jorge Mendes, é igualmente muito próxima de Ronaldo, e é ela que gere grande parte da carreira do craque do Real Madrid.

Cristiano Ronaldo e Cristianinho com Marisa e Jorge Mendes. É a filha de Jorge Mendes quem gere toda a carteira de contratos de publicidade do craque. Marisa Mendes gere parte do património de Cristiano Ronaldo Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Uma refeição descontraída de Ronaldo com Regoufe e Marisa Mendes Cristiano Ronaldo Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Cristiano Ronaldo descontraído num momento de descanso. Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Cristiano Ronaldo pode continuar descansado com a carreira internacional, apesar da sua assessora estar em apuros. Inauguração da estátua, na baía do Funchal, em homenagem a Cristiano Ronaldo Inauguração do Hotel Pestana CR7 A fotografia partilhada por Cristiano Ronaldo O jogador numa piscina em Miami, outro dos seus destinos favoritos. Cristiano Ronaldo é um pai babado. E é a mãe, Dolores, que o enche de mimos, e também ao neto, Cristianinho Cristiano inaugurou novo ginásio em Madrid Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Cristiano Ronaldo e a sua nova 'bomba', o novo Bugatti Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7 Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7
Marisa Mendes: a mulher por detrás da fortuna de CR7
O SOBRINHO QUE ESTUDOU NA UNIVERSIDADE

Luís Correia é outro dos nomes citados em tribunal. Trata-se do homem que gere os contratos publicitários do futebolista e é sobrinho de Jorge Mendes. "Ele estudou na universidade, por isso é que tem este trabalho, sabe dizer palavras caras. Não é como nós", admitiu Cristiano. 

A carregar o vídeo ...
;
Por fim, o craque conclui: "A mim só me interessa o que quero ganhar, limpo. Entende. Quanto cai na minha conta". Desta forma justificou, também, não ter ideia de como é que são repartidos os seus rendimentos, que incluem naturalmente os direitos de imagem.

Mais notícias de Nacional

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável