pub

Notícia

Homenagem

Diana estava viva e conseguiu falar após acidente. As última palavras da princesa

No dia em que se assinalam os 20 anos da morte de Lady Di, o bombeiro Xavier Gourmelon recorda os detalhes após o fatídico acidente: "Quando foi para a ambulância estava viva e eu esperava que sobrevivesse".
31 de agosto de 2017 às 16:27
Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos
Estamos sem a Princesa Diana há 20 anos
"Meu Deus, o que é que aconteceu?", estas foram as últimas palavras da Princesa Diana, ditas ao bombeiro francês Xavier Gourmelon.

Quando a equipa de bombeiros chegou à Pont de l'Alma, há 20 anos, em Paris, Gourmelon foi o primeiro a procurar sobreviventes no Mercedes preto. "Dava para ver que ela tinha um ligeiro ferimento no ombro direito mas, sem ser isso, não parecia haver nada significativo. Ela quase não tinha sangue. Honestamente, achei que ia sobreviver", contou o bombeiro ao 'The Sun'.

A Princesa de Gales tinha 37 anos quando morreu num brutal desastre de carro, em Paris O carro embateu num dos pilares do Tunel D'Alma, em Paris e despistou-se. A imagem, minutos após o acidente que roubou a vida a Diana e ao namorado Dodi Al-Fayed Quando as equipas da polícia e de socorro chegaram já nada havia a fazer pela Princesa do Povo O estado em que ficou o carro depois do fatal acidente em que morreu a princesa Diana Os peritos britânicos não tardaram em chegar ao local, entretanto vedado Uma das últimas imagens de Diana com vida, no hall do Hotel Ritz, em Paris, com Dodi Al-Fayed. O casal esperava o carro que haveria de o conduzir à morte Diana e Dodi filmados pelas câmaras de vigilância do elevador do hotel. A Princesa do Povo era, finalmente, uma mulher feliz e apaixonada, quando morreu Ainda hoje, muitas pessoas prestam homenagem a Lady Di junto ao Túnel D'Alma, no centro de Paris Os filhos de Diana eram muito jovens quando a mãe partiu: William tinha 15 anos, Harry 12. Aqui, durante as exéquias, com o tio materno, Charles Spencer, e o pai, o Príncipe de Gales Diana repousa num memorial, no meio do lago, de uma das casas da família Spencer, em Althorp Diana e Carlos separaram-se em 1992, pouco depois desta foto ter sido captada durante uma viagem oficial, onde era visível o afastamento entre o casal. O divórcio só foi oficializado em 1996 O dia em que Diana se tornou Princesa de Gales, ao protagonizar o maior casamento do século XX, na Catedral de S. Paulo, em Londres, no dia 29 de julho de 1981 A mãe dos príncipes William e Harry será sempre recordada pela sua entrega a grandes causas humanitárias
Carro onde Diana morreu pode vir a ser exposto
Não é a primeira vez que Gourmelon fala à imprensa sobre aquela noite. Agora, no aniversário de 20 anos da morte de Diana, frisa que continua a lembrar-se de cada detalhe do que aconteceu naquele túnel, logo a seguir ao fatídico acidente.

O príncipe Carlos e Diana quando o casamento ainda corria bem. O casal ficou, oficialmente divorciado, em 1996 Carlos e Diana A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos Apesar de demonstrarem felicidade perante os fotógrafos, Diana só revelou, mais tarde, que conseguia chorar durante a lua de mel. Diana e Carlos no dia do seu casamento Diana e Charles com o pequeno William Diana e Carlos com os filhos ao colo, respetivamente Harry com a mãe, e William com o pai A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos A lua de mel dos príncipes de gales a Balmoral A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos Um dia antes do seu casamento, Diana passou por uma crise de bulimia Diana e Carlos subiram ao altar no dia 29 de julho de 1981, naquele que foi considerado um dos casamentos de maior pompa do século XX. Diana e Carlos separaram-se em 1992, pouco depois desta foto ter sido captada durante uma viagem oficial, onde era visível o afastamento entre o casal. O divórcio só foi oficializado em 1996 Alguns momentos do casal a dançar A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos Depois de regressarem de Balmoral, Lady D falou com todos os tipos de de analistas e psiquiatras em busca de ajuda Apesar do sorriso no rosto, Lady D ultrapassava uma dura depressão O príncipe Carlos e Diana com os filhos, William e Harry. Carlos, Príncipe de Gales, deverá suceder à mãe, a rainha Isabel II A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos
A relação da princesa Diana e do príncipe Carlos
"Quando foi para a ambulância estava viva e eu esperava que sobrevivesse. Mas descobri mais tarde que tinha morrido no hospital", continuou.

A carregar o vídeo ...
;
Gourmelon relata que a eterna Princesa do Povo mexia-se e falava em inglês, um pouco assustada. "Percebi e então tentei acalmá-la um pouco. Ela estava a mexer o braço esquerdo, que estava livre, mas o direito estava preso. Segurei-lhe na mão. Não me lembro do que lhe disse para a acalmar mas foi em francês", recorda.

A carregar o vídeo ...
;
O bombeiro diz que quando recebeu o alerta estava muito próximo do túnel, pelo que deve ter demorado apenas três minutos para chegar ao local. Depois dos bombeiros, veio um médico minutos mais tarde e disse que ela tinha de ser retirada do carro.

Harry e William ao lado da mãe, a princesa Diana. O príncipe William afirma que todos os dias se lembra da mãe e da sua gargalhada sincera e alegre Príncipe William durante o funeral da sua mãe, a princesa Diana O carro onde Diana estava após o acidente que acabou por matar a princesa O príncipe Philip juntamente com William, Earl Spencer, Harry e o príncipe Charles Harry e William no funeral da mãe, a princesa Diana Harry fala sobre a morte da mãe William revela os piores momentos sobre a trágica morte da princesa Diana mas também recorda a mãe, na intimidade, em documentário transmitido pela BBC Os filhos com o pai, príncipe Charles após o falecimento de Diana
Os filhos da princesa Diana falam pela primeira sobre a sua morte e os dias que se seguiram
"Tirámo-la e primeiro pusémo-la numa maca, depois num cama com colchão de ar – muitas vezes, o maior medo em acidentes rodoviários são ferimentos na coluna e, então, para evitar mais danos imobilizamos a vítima. Naquele momento, o médico disse-nos que o coração dela tinha parado e começámos a fazer uma massagem cardíaca, dois de nós, e o coração voltou a bater quase de imediato".

Os Duques de Cambridge, William e a mulher, Kate Middleton, com os pequenos príncipes, George e Charlotte. William imagina como seria a mãe, Diana, no papel de avó: carinhosa e brincalhona A 'Princesa do Povo' com os dois filhos, muito pequeninos, William e Harry William revela os piores momentos sobre a trágica morte da princesa Diana mas também recorda a mãe, na intimidade, em documentário transmitido pela BBC Os Duques de Cambridge, William e Kate, com os príncipes George e Charlotte que apenas saberão da avó por documentos a que tiverem aceso ou pelo que a família, sobretudo o pai, lhes contar Harry e William ao lado da mãe, a princesa Diana. O príncipe William afirma que todos os dias se lembra da mãe e da sua gargalhada sincera e alegre Diana e Dodi filmados pelas câmaras de vigilância do elevador do hotel. A Princesa do Povo era, finalmente, uma mulher feliz e apaixonada, quando morreu William ao lado da mãe antes da sua morte num acidente de viação em 1997 Diana será para sempre lembrada pela empatia que soube criar com os súbditos e pelas suas ações solidárias, tanto no Reino Unido como no estrangeiro Diana e Carlos com os filhos ao colo, respetivamente Harry com a mãe, e William com o pai O casamento dos príncipes de Gales Príncipe William e Kate Middleton. A elegância da Duquesa de Cambrigde, bem como a sua simpatia, já fizeram com que a comparassem à falecida sogra O príncipe Carlos e Diana quando o casamento ainda corria bem. O casal ficou, oficialmente divorciado, em 1996 A rainha também ficou consternada com a morte da nora apesar de, em 1997, Diana já estar oficialmente divorciada do seu filho mais velho, Carlos, Príncipe de Gales
Como seria a avó Diana de Gales
Só depois de Diana estar na ambulância o chefe de Xavier Gourmelon perguntou-lhe se tinha reconhecido a mulher: "Não tinha, olhei para dentro da ambulância e aí reconheci-lhe a cara. Tínhamos feito exatamente o mesmo, fosse quem fosse. De uma coisa lembro-me: os dois passageiros no banco de trás não levavam cinto de segurança".

A carregar o vídeo ...
;
No carro, seguiam, além de Diana, Dodi Al-Fayed, o seu segurança, Trevor Rees-Jones, e, ao volante, Henri Paul. O segurança foi o único sobrevivente. Diana morreu no hospital após várias tentativas de reanimação.

A carregar o vídeo ...
;


Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável