pub

Notícia

Polémica

Já saiu acusação: Sócrates acusado de 31 crimes e de ter recebido 24 milhões em luvas

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates foi formalmente acusado pelo Ministério Público, da prática de 31 crimes, no âmbito da Operação Marquês, incluindo o recebimento de 24 milhões de euros em luvas.
11 de outubro de 2017 às 12:32
O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês
O penoso percurso de Sócrates pelo Caso Marquês

A Procuradoria-Geral da República anunciou esta quarta-feira a conclusão da acusação contra 28 arguidos, no âmbito do processo Operação Marquês.

Entre os acusados estão, para além de José Sócrates, Carlos Santos Silva, o amigo de Sócrates, a ex-mulher de Sócrates, Sofia Fava, o antigo presidente do BES, Ricardo Espírito Santo e os anteriores administradores da PT, Zeinal Bava e Henrique Granadeiro.

Henrique Granadeiro e Ricardo Salgado são amigos há quase 50 anos. Agora, sentam-se no banco dos réus no mesmo processo, a "Operação Marquês" José Maria Ricciardi e José Manuel Espírito Santo ficaram contra Ricardo Salgado aquando da queda do império Espírito Santo. José Manuel foi o primeiro elemento do clã a conhecer e tornar-se amigo de Granadeiro, na juventude José Manuel Espírito Santo era o braço direito do primo Salgado. Contudo, demarcou-se de responsabilidades na queda do BES e até pediu desculpa aos clientes do banco Zeinal Bava também é arguido na "Operação Marquês". À semelhança de Granadeiro também é acusado de corrupação passiva, branqueamento de capitais e fraude fiscal Henrique Granadeiro com Maria da Graça Líbano Monteiro, com quem se casou em segundas núpcias Henrique Granadeiro é pai de Henrique, Catarina e Joana, fruto do seu primeiro casamento com a falecida jornalista Margarida Marante Margarida Marante com os filhos. A jornalista e Henrique Granadeiro divorciaram-se mas mantiveram uma boa relação até à morte precoce da jornalista, vítima de ataque cardíaco, aos 52 anos Henrique Granadeiro acompanhou os filhos durante o funeral de Margarida Marante, no dia 8 de outubro de 2012 Henrique Granadeiro, à semelhança de Ricardo Salgado, é também amigo de Marcelo Rebelo de Sousa. Conheceram-se na juventude, durante jantares no restaurante Folclore, em Lisboa, onde se juntavam os estudantes distinguidos com bolsas de mérito A grande amizade do Presidente com Ricardo Salgado adensou a confiança com Henrique Granadeiro. Aqui, um encontro casual, no aeroporto de Lisboa O antigo gestor da PT foi chefe da Casa Civil de Ramalho Eanes, entre 1976 e 1979 O Monte dos Perdigões, em Reguengos de Monsaraz, é a grande herdade onde Henrique Granadeiro produz os seus vinhos O empresário já viu um dos seus vinhos, o Poliphonia Signature 2008, ser eleito o melhor vinho do mundo. Curiosamente, Polyphonia era o nome do coro em que participava, em Évora, na juventude Granadeiro, que nasceu numa família muito pobre, só tinha a sua inteligência. A sorte ditou-lhe conhecer e tornar-se amigo do clã Espírito Santo, o que lhe abriu as portas do mundo dos ricos
Como os Espírito Santo mudaram o destino de Henrique Granadeiro
O Ministério Público acusa o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, de 3 crimes de corrupção passiva de titular de cargo público, 16 de branqueamento de capitais, 9 de falsificação de documento e 3 de fraude fiscal qualificada.

Sócrates é acusado de ter recebido um montante superior a 24 milhões de euros em luvas dos grupos Lena, Espírito Santo e Vale de Lobo, entre 2006 e 2009, com vista a facilitar a autorização de negócios ou a concessão de financiamentos.

José Sócrates à porta de casa em Lisboa Sandra Santos é a amiga de José Sócrates, a quem o antigo primeiro-ministro emprestava dinheiro Sandra Santos com o filho e a mãe em Lisboa. O menino fez recentemente 6 anos Sandra Santos na companhia do filho e da mãe Sandra Santos no tempo em que privava com José Sócrates
Amiga misteriosa de Sócrates



Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável