pub

Notícia

Polémica

Jantar da Web Summit entre os túmulos no Panteão causa revolta nacional

O local escolhido pela organização para acolher o encontro da elite do evento de tecnologia está a gerar indignação nas redes sociais.
11 de novembro de 2017 às 18:51
Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional
Jantar de encerramento do Web Summit no Panteão Nacional
Rebentou a polémica. O Founders Summit – jantar de encerramento do Web Summit apenas para os investidores de alto nível e empresários do evento de tecnologia que decorreu em Lisboa esta semana – realizou-se esta sexta-feira à noite, e o local escolhido para as celebrações da elite, o Panteão Nacional, está a causar revolta nas redes sociais.

É neste monumento lisboeta que estão sepultadas algumas das mais importantes figuras da história nacional, como Sophia de Mello Breyner Andresen, Amália Rodrigues, Almeida Garrett e Eusébio. Por isso mesmo, várias foram as vozes que se ergueram contra a situação.

No Cais do Sodré há muitos empreendedores e até encontros arranjados através da aplicação Tinder. Neste caso, não houve 'matches' mas não faltaram brindes Neste bar do Bairro Alto estiveram diversos grupos de participantes da Web Summit. Um irlandês ficou encantado com o conceito de haver um pub português Nuno Machado, Eduardo Gomes e David Pestana realçam a oportunidade de negócio que estes clientes representam e até tiveram que pedir reforços para conseguir servir tantos empreendedores da Web Summit Dois empreendedores conversam numa das mesas do Pub Português António Caracol, dono do restaurante O Caracol, no Bairro Alto, conta que um empreendedor gastou 180 euros só em vinho do Porto Dois jornalistas dinamarqueses também passaram pelo Bairro Alto. Vieram cobrir o evento cerca de 2500 jornalistas estrangeiros Nas ruas do Bairro Alto, o mais boémio de Lisboa, nota-se maior segurança e ainda mais estrangeiros nas ruas É nas saídas noturnas que se fazem muitos conhecimentos e se conhecem novas oportunidades de negócio, após as palestras diurnas Muitos bares fazem promoções especiais e contratam pessoal para espalhar a mensagem entre os participantes da Web Summit Às portas dos bares convidam-se os empreendedores a entrar, fazendo referência à Web Summit Na rua da Atalaia, Oriana e Mickael estão à porta do bar onde trabalham e falam num reforço do policiamento na zona, durante os dias da cimeira internacional de tecnologia Nota-se maior vigilância nas ruas durante estes dias A brasileira Renata Baracat confirma que é na descontração da noite que se fazem bons negócios No Largo do Camões um carro de nova geração, o veículo oficial da Web Summit, dá nova luz à zona A Rua Cor de Rosa foi outro dos pontos de encontro dos empreendedores Os cocktails à base de espumante são a especialidade de um dos bares escolhidos pela organização para recomendar aos participantes da Web Summit Durante a reportagem do site Flash! nota-se, sobretudo, a presença de muitos nórdicos na noite lisboeta As ruas estão desertas por volta das 2 da manhã mas os bares continuam cheios de empreendedores O Hub Criativo do Beato foi o palco da grande festa de encerramento da Web Summit Em fim de noite, os participantes da Web Summit finalmente descontraem. É que o tempo é passado, mesmo nos bares, a fazer negócios e contactos A festa faz-se sobretudo no exterior do Hub Cultural do Beato, nos antigos armazéns da manutenção militar A luz é o principal elemento decorativo na 'after party' do Beato É fim de festa e os empreendedores, muitos dos 60 mil que passaram por Lisboa, despedem-se do Hub Cultural A cidade adormece e despede-se da Web Summit, na sala de visitas de Lisboa, o Terreiro do Paço
A noite de todos os negócios da Websummit
O antigo embaixador de Portugal Francisco Seixas da Costa foi um dos críticos do local escolhido. "Seremos nós quem não está a ver bem as coisas? Aconteceu-me agora. Ajudem-me: acham mesmo normal que o jantar final do Web Summit seja entre os túmulos do Panteão Nacional?", escreveu no Twitter.

O humorista João Quadros e o músico Miguel Guedes foram outras das figuras públicas portuguesas que manifestaram o seu desagrado nas redes sociais. "Panteão Nacional acolheu jantar exclusivo com elite da Web Summit - toda esta frase é medonha", escreveu Quadros.

GOVERNO REAGE DE IMEDIATO

O primeiro-ministro António Costa e o presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa já expressaram o seu descontentamento.

Caitlyn Jenner, antes conhecida como Bruce Jenner, é um dos destaques entre os oradores da Web Summit Os convidados do Web Summit Caitlyn Jenner partillhou nas redes sociais que está de passagem por Londres, antes de vir a Lisboa O antigo vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore Sara Sampaio não é só um rosto bonito da moda. A top também anda a apostar nas novas tecnologias Os convidados do Web Summit Os convidados do Web Summit A editora da 'Vogue' Suzy Menkes, um dos grandes nomes quando se fala de moda e lifestyle Júlio César Bruno de Carvalho acompanhado da mãe As estrelas de Instagram Murad e Nataly Osmann Os convidados do Web Summit
Os convidados do Web Summit
"Apesar de enquadrado legalmente, através de despacho proferido pelo anterior Governo, é ofensivo utilizar deste modo um monumento nacional com as características e particularidades do Panteão Nacional", pode ler-se no comunicado do gabinete de António Costa.

O PM afirma ainda que, em conjunto com o Ministério da Cultura, o Governo irá proibir futuras festas no Panteão Nacional: "Tal como já foi divulgado pelo Ministério da Cultura, o Governo procederá à alteração do referido despacho, para que situações semelhantes não voltem a repetir-se, violando a história, a memória colectiva e os símbolos nacionais".

A famosa foto de Murad e Nataly Osmann Estrelas de Instagram são oradores da Web Summit Estrelas de Instagram são oradores da Web Summit Estrelas de Instagram são oradores da Web Summit Estrelas de Instagram são oradores da Web Summit Estrelas de Instagram são oradores da Web Summit
Estrelas de Instagram são oradores da Web Summit
Marcelo Rebelo de Sousa elogiou a decisão do Ministério da Cultura. "A imagem que tenho do Panteão Nacional não é a de um espaço adequado para um jantar nem que seja o jantar mais importante de Estado. Portanto, se o Governo tomou uma decisão no sentido de isso deixar de ser possível, acho que foi uma decisão muito sensata, muito óbvia, corresponde àquilo que qualquer pessoa com algum bom senso faria nesse caso concreto", afirmou o Presidente da República.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável