
Cristiano Ronaldo dos Santos Aveiro, assim se chama o maior craque de futebol de todos os tempos. CR7 foi buscar o "dos Santos" à mãe e "Aveiro", ao falecido pai, José Diniz.
Curiosamente, o primeiro filho do internacional português, fruto de uma barriga de aluguer, chama-se Cristiano Ronaldo dos Santos, ou seja, tem o nome do pai mas não tem "Aveiro" no nome. Um pormenor que é bastante curioso, já que este é o último apelido de CR7, portanto aquele que, em Portugal, prevalece.
Quando foram feitas as gravações para o documentário 'Ronaldo' há uma uma passagem que prevalece na memória de todos os que viram o filme: Cristiano desespera ao perceber que o filho não sabe o seu próprio nome. O menino chega a ser repreendido pelo pai quando diz que se chama "Cristiano Santos Aveiro". "Tu não tens Aveiro" , "Não é Cristiano Santos, rapaz" e "Tu não sabes dizer o teu nome, filho?" são frases de Cristiano Ronaldo ao tentar que a criança diga o seu nome corretamente.
É o próprio jogador que diz o nome completo do filho: "Cristiano Ronaldo dos Santos". Perante a dificuldade de Cristianinho, acaba por se dar feliz com um simples "Cristiano Júnior".
Já os gémeos, que nasceram em junho passado de uma barriga de aluguer, chamam-se, segundo o jornal britânico 'Daily Mail', Eva dos Santos Aveiro e Mateo dos Santos Aveiro.
O mesmo acontece agora com Alana Martina. No direto realizado por Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez para o Intagram e no qual revelam o nome da bebé, dizem claramente que se iria chamar: "Alana Martina dos Santos Aveiro". Em momento algum referem o apelido materno Rodriguez. Em Espanha, ao contrário do que acontece no nosso país, os apelidos do pai são "colados" ao nome próprio. Os apelidos maternos são os últimos, mas os que prevalecem são sempre os paternos.