pub

Notícia

Polémica

Polémica do cadáver – Indiferença de Judite obriga TVI a reagir: "Não recebemos lições"

A jornalista foi duramente criticada nas redes sociais depois de ter feito uma reportagem sobre o trágico incêndio de Pedrógão Grande... junto a um cadáver. Judite desvaloriza as críticas com um simples "no comments". A TVI saiu em defesa da jornalista: "A Direção de Informação da TVI não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais".
Por Raquel Santos | 20 de junho de 2017 às 12:01
Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver
Judite Sousa revolta telespectadores com reportagem junto a cadáver
Após ter sido alvo de duras críticas nas redes sociais, algumas vindas de figuaras da televisão, Judite Sousa, de 56 anos de idade, desvalorizou a reação das pessoas e proferiu um simples "no comments" – "sem comentários". Em causa está a reportagem da jornalista da TVI no centro da tragédia de Pedrógão Grande, em que Judite surge junto a um cadáver tapado com um lençol, num perímetro de segurança delineado pelas autoridades.

judite sousa
"Sem comentários" foram as únicas palavras de Judite Sousa, jornalista, pivot e diretora-adjunta da TVI, a uma publicação online. Porém, o nível da polémica já atingiu um patamar que obrigou o diretor de informação da TVI, Sérgio Figueiredo, a prometer uma posição pública para a tarde desta segunda-feira, dia 19 de junho.

A reportagem a que Judite Sousa deu voz, teve manifestações imediatas nas redes sociais, com duras críticas pelo facto de aparecer ao lado de um corpo. Há mesmo quem tenha recordado o drama pessoal de há três anos de Judite, com a morte do filho.

TVI VÊ-SE OBRIGADA A SAIR EM DEFESA DE JUDITE

Perante este cenário de crítica que invadiu as redes sociais e depois da ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social ter anunciado a abertura de um "um processo de averiguações sobre a cobertura jornalística dos acontecimentos em Pedrógão Grande", a Direção de Informação da TVI fez um comunicado em sai em defesa dos seus jornalistas, em particular da sua diretora-adjunta.   

A carregar o vídeo ...
;
"Porquê a TVI? Porquê só a TVI? E o que de especial havia nessa reportagem que motiva a ERC justificar-se com uma sintonia 'com a sociedade portuguesa' que nunca ninguém viu. (...) A Direção de Informação da TVI não recebe lições de ninguém sobre sensibilidades profissionais. Nem do regulador, que se deve limitar ao cumprimento do seu dever e da missaõ que lhe foi fixada pelas leis da República. A informação da TVI faz jornalismo."

"Conscientemente a TVI tem procurado respeitar a dor de quem sofre, sem a esconder. Nas horas e horas de emissão e diretos, é feito pelos nossos profissionais um esforço de contenção, sem prejuízo do rigor, de verdade e daquilo que a nossa orientação editorial considera ser notícia relevante."     

Mais notícias de Mundo

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
Fernando Ramos Há 1 semana

Então talvez ela não se tivesse importado também que se tivesse feito uma reportagem sobre a morte do seu filho, junto ao corpo dele a boiar na piscina, mesmo tapado, para dar mais impacto à sua perda e assim a TVI mostrar uma faceta humana da questão...

Hipocrisias é que não...

Fernando Ramos Há 1 semana

Então talvez ela não se tivesse importado também que se tivesse feito uma reportagem sobre a morte do seu filho, junto ao corpo dele a boiar na piscina, mesmo tapado, para dar mais impacto à sua perda e assim a TVI mostrar uma faceta humana da questão...

Hipocrisias é que não...

Anónimo Há 1 semana

Eu não percebo o porquê desta algazarra quando vimos jornalistas a fazer reportagens de guerra com os mortos em seu redor.-??? Ela foi fazer um trabalho e todos nós sabemos que por todo o lado havia vítimas, mortais .Este corpo estava desde a manhã para ser levantado. Devia haver alguém que o levass

Engº Costa e Sousa,João Há 1 semana

O que mais impressiona neste grave acontecimento de Pedrogão Grande é a irresponsabilidade dos
diversos Governos e designadamente o M da Agricultura , que mais não faz do que produzir leis que
para nada servem ! N.B. Este comentário não pretende defender a jornalista Judite de Sousa(TVI )

ver mais comentários

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável