Notícia

Homenagem

Principais figuras de estado portuguesas no adeus a Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés

As cerimónias fúnebres do guitarrista dos Xutos & Pontapés decorreram hoje, a partir das 13h30 no mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. Veja quem foram as figuras de estado e as figuras públicas que se reuniram no local para a última despedida do músico.
02 de dezembro de 2017 às 17:20
As cerimónias fúnebres do último adeus a Zé Pedro decorreram este sábado, dia 2 de Dezembro, a partir das 13h30 no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.

Familiares, amigos, e sobretudo fãs, não deixaram escapar a última oportunidade de se despedir do emblemático guitarrista dos Xutos & Pontapés. As príncipais fíguras de estado portuguesas também não quiseram faltar à última homenagem ao cantor. Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Fernando Medina, Catarina Martins, Rui Rio estiveram presentes na despedida a Zé Pedro. 

A carregar o vídeo ...
;
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, não deixou de prestar as devidas condolências à família de Zé Pedro, aproveitando o momento para referir que o músico será digno de futura homenagem."Temos que olhar para o futuro e já começámos a falar da homenagem que é preciso fazer ao Zé Pedro. Já há ideias para a próxima primavera e tem que ser algo em grande como ele certamente gostaria que fosse", garantiu o Presidente. 

A carregar o vídeo ...
;
Fernando Medina, edil da câmara de Lisboa, apesar de transtornado com a perda de Zé Pedro, não deixou de demonstrar o sentimento de gratidão para com o músico. "Ele marcou muitas gerações portuguesas, centenas de milhares de pessoas vibraram ao som dos Xutos & Pontapés", recordou. 

Zé Pedro será sempre lembrado, entre colegas do mundo da música e amigos, pelo seu sorriso inconfundível, garante a coordenadora do BE Catarina Martins, "As lutas, a solidariedade e a generosidade dele ficam, mas o sorriso, esse vai fazer-nos muita falta."

FIGURAS PÚBLICAS PRESTAM HOMENAGEM A ZÉ PEDRO 

Luís Represas, a banda Amor Electro, João Gil, Fernando Tordo, Camané, Rodrigo Leão, Joaquim Aletria foram algumas das fíguras públicas, e amigos do guitarrista que se despediram de Zé Pedro. 

A carregar o vídeo ...
;
"ArTistas há muitos, mas homens como estes há poucos. Este para mim foi o homem que eu nunca mais me vou esquecer", disse tristemente o produtor de espetáculos, Nuno Brancaamp, sobre o guitarrista. 

A cantora e produtora Vanda Stuart aproveitou o momento de despedida, para relembrar os momentos de infância que passou ao lado do seu vizinho dos Olivais. "Eu cresci a ouvir Xutos, vi os primeiros ensaios da banda, as minhas primeiras festas de garagem foram na garagem do Zé Pedro. Tínhamos orgulho em dizer que éramos vizinhos do Zé Pedro, dos Xutos & Pontapés", recorda Vanda a sorrir. 

O apresentador da RTP, Júlio Isidro, deixou algumas palavras a Zé Pedro, quem considerava ser o "punk romântico" da música portuguesa. Uma vez que o músico se encontrava doente vítima de doença prolongada, a sua morte não apanhou o apresentador de televisão despercebido, no entanto, este aproveitou a altura para reforçar a coragem e a persistência do guitarrista dos Xutos & Pontapés. "Surpresa existe sempre, porque existe outra coisa que é a esperança (...) o discurso dele era de alguém que teimosamente quer continuar vivo, e eu acho que isso é um direito que todos nós temos", contou emocionado.   

A memória de Zé Pedro, o seu sorriso 'de puto', como recordam os amigos ficarão 'Para Sempre', como mostra uma das mais conhecidas músicas da banda portuguesa Xutos & Pontapés. 

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável