pub

Notícia

Luto

Rainha Máxima da Holanda chora a morte do pai, ex-ministro da ditadura argentina

A mulher do rei Willem-Alexander passou os últimos dias à cabeceira de Jorge Zorreguieta que, aos 89 anos de idade, acabou por sucumbir a um linfoma de Hodgkin. A rainha da Holanda chora agora a morte do pai que, em 2002, foi impedido de assistir ao seu casamento.
09 de agosto de 2017 às 17:12
Rainha Máxima da Holanda Rainha Máxima com os pais Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto Rainha Máxima de luto
Rainha Máxima de luto

Jorge Zorreguieta, de 89 anos de idade, morreu na terça-feira, 8 de agosto, em Buenos Aires, na Argentina, devido a um linfoma de Hodgkin que lhe havia sido diagnosticado há um par de anos. A rainha Máxima, de 46 anos de idade, está devastada com a morte do pai.

Com o agravamento do estado de saúde do pai, a rainha-consorte da Holanda interrompeu as suas férias no passado fim de semana tendo viajado de urgência para a Argentina e, assim poder despedir-se daquele que foi ministro da ditadura militar de Videla.

...
Rainha Máxima com os pais

Recorde-se que Jorge Zorreguieta e todo o seu passado político saltaram para as primeiras páginas de todos os jornais quando o romance entre Máxima e o então herdeiro da coroa dos Países Baixos. Com um pai que pertenceu ao governo do ditador argentino Jorge Rafael Videla (1976-1981), a jovem Máxima não era vista como a noiva ideal para o príncipe Willem-Alexander.

Embora Jorge Zorreguieta sempre tenha negado qualquer participação ativa ou conhecimento do que se passou na Argentina durante a ditadura militar, uma investigação efetuada em 2002 implicou-o pessoalmente em todas as violações dos direitos humanos cometidas durante o regime.

...
Rainha Máxima

Apesar de toda a controvérsia, o parlamento holandês acabou por permitir o casamento mas colocando uma condição: Zorrieguieta não poderia assistir à cerimónia real. Um dos momentos mais emotivos do casamento foi quando tocou o tango  'Adiós Nonino', que Astor Piazzolla compôs em homenagem ao seu pai falecido e que a noiva escolheu em honra do pai ausente.


Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável