pub

Notícia

óbito

Morreu Miguel Beleza, ex-ministro das finanças

O economista e ex-ministro das finanças faleceu em casa aos 67 anos. Foi responsável pela adesão de Portugal à moeda única e até sugeriu a supermodelo Claudia Schiffer como rosto das notas do Euro.
22 de junho de 2017 às 21:33
Morreu Miguel Beleza Morreu Miguel Beleza Morreu Miguel Beleza Morreu Miguel Beleza Leonor Beleza, irmã do economista
Morreu Miguel Beleza
Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza tinha 67 anos e morreu ao início desta noite de quinta-feira.

O economista e ex-ministro das finanças no tempo de Cavaco Silva estava em casa, para onde foi chamada uma ambulância do INEM. Segundo avança o jornal Expresso, Miguel Beleza faleceu no local, de paragem cardio-respiratória.

Miguel era irmão da também antiga ministra da saúde, Leonor Beleza, atualmente Presidente da Fundação Champalimaud.

SUGERIU CLAUDIA SCHIFFER NAS NOTAS DO EURO

Miguel Beleza nasceu em Coimbra a 28 de abril de 1950, foi ministro das Finanças do XI Governo Constitucional entre 1990 e 1991, era primeiro-ministro Cavaco Silva, tendo a sua atuação sido marcada pela criação da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pela colaboração no processo de adesão de Portugal à União Económica e Monetária.

Neste processo ficou conhecido um caricato episódio no qual Miguel Beleza, no seu estilo descontraído e humorado, sugeriu o rosto da super-modelo Claudia Schiffer para ser impresso nas notas do Euro.

"Quando, em vez de sexagenário, for octogenário, e me perguntarem o que é que fiz pelo país, digo que dei um empurrãozinho ao euro. Foi francamente útil. Outras das minhas sugestões – por exemplo: que pusessem a Claudia Schiffer nas notas – não foram aceites. Não tive a menor intenção de ofender quem quer que seja e é uma graça como outra qualquer", disse em entrevista ao Jornal de Negócios, em 2010.

Na mesma entrevista, conduzida por Anabela Mota Ribeiro, Miguel Beleza garantia, aos 60 anos, que o envelhecimento não o preocupava. "Envelhecer não é uma preocupação. Mais facilmente falo do que não me aflige do que daquilo que realmente me aflige."

Miguel Beleza deixa dois filhos, com 28 e 26 anos.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável