
Helena Isabel quebrou o silêncio sobre a questão dos assédios sexuais em Portugal e confessou que ela também foi vítima.
"Já fui assediada, todas as atrizes sentem isso quando são jovens", conta a atriz de 65 anos ao portal 'Impala', dando apenas mais uma detalhe: "Nunca fui violentada nem violada, mas já fui assediada, claro que sim".
As revelações vêm à tona após uma onda de acusações que tomou Hollywood e está a revelar vários casos de assédio e de agressão sexual no meio artístico. A polémica já chegou a outros países mas em Portugal as atrizes ainda não vieram a público falar sobre o assunto.
Helena Isabel minimiza a força da polémica nos Estados Unidos e diz que já é um "exagero".
"Acho que estamos a cair no erro de tornar isto num exagero. É verdade que há assédio, aqui também há, sempre houve… Quando eu era nova já havia", revela a mãe de Agir.
"O que me parece é que nos Estados Unidos, neste momento, toda a gente quer aparecer para dizer que foi assediada. Começa a ser um bocado difícil separar o trigo do joio. Não vamos chegar ao exagero de um homem não poder dar um piropo a uma mulher que é logo considerado assédio", diz.
OS DADOS DO ESCÂNDALO
O escândalo nos EUA começou com uma série de denúncias contra o magnata e produtor Harvey Weinstein e já expôs centenas de casos. Segundo o jornal 'Público', em Portugal houve apenas 2 queixas de assédio sexual na Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego este ano.
No ano passado nem sequer houve queixas e em 2015 houve apenas uma denúncia. Contudo, a mesma entidade acredita que os casos são silenciados por causa de um relatório publicado há 2 anos, que indica que 12,6% já foi alvo de assédio sexual ao longo da sua vida profissional.