C-Studio

C-Studio i

Crianças ao sol: cuidados a ter

Saiba como se proteger do sol com os conselhos da Cruz Vermelha Portuguesa e da Vichy, uma parceria que celebra já 10 anos. #omeusol: vive + o verão
20 de julho de 2017 às 12:57
A iniciativa #omeusol: vive + o verão, uma parceria entre Vichy e Cruz Vermelha Portuguesa, conta já 10 anos de existência
A iniciativa #omeusol: vive + o verão, uma parceria entre Vichy e Cruz Vermelha Portuguesa, conta já 10 anos de existência
Uma das novidades Vichy mais aguardadas: Idéal Soleil Bruma Antiareia para crianças
Uma das novidades Vichy mais aguardadas: Idéal Soleil Bruma Antiareia para crianças
Também em versão para adultos: Idéal Soleil Leite Fluido Antiareia
Também em versão para adultos: Idéal Soleil Leite Fluido Antiareia
Voluntários de 53 delegações educam crianças, adolescentes e jovens adultos para comportamentos mais saudáveis ao sol
Voluntários de 53 delegações educam crianças, adolescentes e jovens adultos para comportamentos mais saudáveis ao sol

O calor aumenta e quando assim é fica difícil resistir a um dia passado na praia ou piscina. Temos partilhado imagens das celebridades que aproveitam os dias de calor para nos brindar com os corpos esculturais, mas convém não esquecer de que desfrutar de um belo dia de sol é mais do que aconselhado, mas sempre com a devida proteção solar!

Há 10 anos que a Cruz Vermelha Portuguesa e a Vichy criaram o projeto #omeusol: vive + o verão, uma iniciativa nacional de sensibilização que procura educar crianças, adolescentes e jovens adultos sobre os comportamentos saudáveis no verão. Este ano, voltam ao terreno com participação ativa em 53 delegações de norte a sul do país. Esperam chegar a 40 mil pessoas.

Com a incidência de cancro da pele a aumentar em Portugal – estima-se que este ano os novos casos de cancro diagnosticados estejam perto dos 12 mil –, urge falar da proteção para diferentes tipos de pele, dos riscos da exposição solar e, claro, das regras básicas que não devem ser nunca esquecidas. São estes alguns dos temas abordados pelo projeto #omeusol que, através de materiais pedagógicos, mostra como estar protegido é uma decisão inteligente.

Cuidados a ter com o sol: as regras de ouro indispensáveis


Pensamos em sol, pensamos em protetor solar, mas os cuidados vão além desse princípio. Há outras precauções obrigatórias a ter em conta antes de se expor ao sol para se proteger de forma adequada no verão. Aqui vão eles:

Hora de ir para a sombra: evite o horário das 11h às 17h, no caso de estar acompanhado de crianças; para os adultos, o horário proibido é entre as 12h e as 16h. Durante este período, os raios UV são mais intensos.

Proteção adicional: não basta o protetor, use vestuário leve e de cor clara, chapéu e óculos escuros com filtro anti-UV.

Beba muita água: é a melhor bebida de verão para evitar a desidratação. Beba em pequenas quantidades, natural ou fresca, mas sem estar gelada!

Protetor solar: chamam-lhe de arma secreta e não podíamos estar mais de acordo. Use-o bem – aplicando "pintas" em todo o corpo e espalhando devagar e em círculos, sem esquecer orelhas, atrás do pescoço, pés, na parte de trás das pernas e costas – e renove a aplicação de duas em duas horas, depois de cada banho ou atividade que faça transpirar. Use um índice adequado, tendo em conta a resistência ao sol e os diferentes graus de risco dos cinco fotótipos de pele.

E como o verão não se faz apenas de praia, tenha em atenção as necessidades da pele também durante a prática de exercício físico, enquanto passeia na rua ou na piscina. A pensar nas ocasiões – porque o sol não é todo igual –, a Vichy desenvolveu uma gama extralarga, capaz de responder aos vários desejos. Entre as novidades deste ano estão os protetores antiareia – em bruma para as crianças e leite fluido para adultos –; o protetor em leite-gel para usar sobre a pele molhada, depois de nadar ou fazer desporto; e o creme protetor antimanchas, para quem procura alta proteção associada ao cuidado anti-idade.

A iniciativa #omeusol vai andar por todo o país – nas praias marítimas, praias fluviais, piscinas e outros eventos ao ar livre – para dar conselhos e ensinar crianças, adolescentes e jovens adultos através de jogos alusivos ao tema, com direito a algumas ofertas Vichy. 

Partilhar

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável