Francisco Moita Flores
Francisco Moita Flores Piquete de Polícia

Notícia

ANO NOVO!

Que 2018 nos traga mais paz, sabedoria e conforto. É o que lhe desejo, caro leitor, neste tempo de renovação da esperança.
07 de janeiro de 2018 às 08:01

Virar a página de cada ano, possui uma carga simbólica de tal modo intensa, que se festeja a aparência do renovar da Vida. Passadas as festas, tudo volta à simplicidade dos dias, às rotinas quotidianas, o regresso à mesma labuta e aos mesmos quotidianos. Por maiores e mais exuberantes que sejam os votos que se cruzam, os êxitos que desejamos para nós e para os amigos, as felicidades repetidas em milhões de sms’s e de postais, o tempo devolve-nos com alguma crueza a realidade sem enfeites, nem prendas. E o País continua, inexorável, com as mesmas dificuldades e desafios para vencer.

O Presidente da República pediu-nos, particularmente a quem nos governa, a reinvenção de Portugal. Confesso que não percebi como imagina que se reinvente um País onde são tão frágeis os sinais de coesão, onde o Estado é, ainda, mais frágil que os cidadãos. Compreendo a nobreza do pedido, temos que não tenha eco nas práticas de 2018. Ninguém sabe como se reinventa o combate ao flagelo dos incêndios quando as estruturas são as mesmas, os homens são os mesmos, o sentido de responsabilidade é o mesmo. Não sei como se reinventa uma Justiça célere, um sentimento de segurança mais forte com os mesmos tribunais encharcados de processos, com as mesmas polícias escassas de homens e sem dinheiro para reparar carros, para investir em meios, inventando em 2018 como o fazia em 2017, verdadeiros fazedores de milagres. Não sei como se reinventará a reinserção de reclusos com cadeias atulhadas, sem horizonte no que respeita à integração futura dos reclusos de hoje.

Não sei como tudo isto se fará quando as cabeças que nos governam hoje, pensam como pensavam o ano passado, há dois, dez anos, presos ao vínculo premente de não perder o poder em vez de o usar para a grande reinvenção que Portugal precisa há décadas. Mas gostava de saber. Por isso, transportando este pessimismo impenitente, que faça um esforço para acreditar que é possível. Que 2018 nos traga mais paz, sabedoria e conforto. É o que lhe desejo, caro leitor, neste tempo de renovação da esperança. Feliz 2018.

Mais notícias de Dicionário do amor

Querer

Querer

Querer: v. O que realmente comanda a vida. Quem mudou o mundo não foram os sonhadores; foram os queredores: os que quiseram tanto que acabaram por fazer mesmo o que tanto quiseram.
Esperando os incêndios

Esperando os incêndios

Começa a cheirar a verão e, com ele, os incêndios estão à porta. Entramos nesta época carregando os traumas e o horror das tragédias do ano passado.
Fátima é grande!

Fátima é grande!

As palavras da filha são claras: durante 15 anos, a apresentadora fez de mãe e de pai em casa. Quantas vezes a estrela da TVI não terá tido vontade de fugir? Pois, mas esteve sempre com os espectadores.
Somos sempre os mesmos 300

Somos sempre os mesmos 300

O Tinder, essa aplicação que aproxima ainda mais quem já esta na área. Há quem diga que já se casou, que fez amizades para a vida, tanto oiço histórias da carochinha como de engates manhosos. Nunca vou saber como funciona, mas parece que anda meio mundo por ali, a navegar no pastel de nata virtual, à procura de sexo gratuito porque não imagino que marquem encontros para ir ao Arco ver arte contemporânea.
E depois do Adeus?

E depois do Adeus?

Canal 1 voltou ao patamar anterior assim que acabou a festa. A RTP tratou com competência, mas sem brilho, um dos maiores desafios da sua História: realizar o Eurofestival em Portugal.
Conto de fadas

Conto de fadas

A três dias da boda real são ainda muitas as dúvidas sobre alguns detalhes, pormenores que fazem aumentar a expectativa de milhões de espetadores. Irá Harry utilizar aliança? A pergunta não é desfasada se considerarmos que o irmão William não optou por esse símbolo em 2011.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável