Paulo Abreu
Paulo Abreu O tal canal

Notícia

Malato maltratado

Comunicador de excelência, com provas dadas na TV portuguesa há 15 anos, o apresentador merece mais, e melhor, da RTP. Sem programa e sem contrato, neste momento?
25 de novembro de 2017 às 07:00

1. Chama-se José Carlos Malato, tem 53 anos e merecia ser muito mais bem tratado pela RTP. A estação pública acabou com o seu programa de culinária, A Minha Mãe Cozinha Melhor Que a Tua, transmitido entre A Praça e o Jornal da Tarde, e ainda não lhe renovou o contrato, que chega ao fim já em Dezembro. As promessas são várias, mas os factos são estes. Afinal, neste momento, não têm nada para lhe dar. Não vou tão longe quanto Emídio Rangel, que o considerou o melhor apresentador de entretenimento em Portugal, numa entrevista à TV Guia, porque há Manuel Luís Goucha, mas o alentejano de Monforte, na Marechal Gomes da Costa desde 2002, já provou a sua qualidade e profissionalismo, em vários formatos e nos horários possíveis, desde manhã à noite, passando pelas tardes.

Os espectadores portugueses consideram-no, respeitam-no e gostam de o ver no pequeno ecrã. Sendo um acto de justiça José Carlos Malato ver o seu contrato renovado, porque 15 anos de trabalho não são 15 dias, muitas vezes sacrificando a sua vida pessoal em prol da profissional – em 2013, escapou à morte por milagre, após um enfarte –, saibam, depois, os responsáveis da RTP reconhecer os seus méritos e dar-lhe um formato (digno) para apresentar. Não consigo compreender a política da estação, que passa por repetir rostos… quando tem outros na prateleira, a começar precisamente pelo alentejano.

2. Domingo, 19, foi dia de estreias na televisão portuguesa, e a SIC, com D’Improviso, bateu a TVI, com MasterChef Júnior, por uma diferença de 200 mil espectadores – o The Voice Portugal, da RTP1, ficou em 3.º, não conseguindo sequer chegar ao milhão de fiéis. Se para mim já foi uma surpresa César Mourão vencer Manuel Luís Goucha e os dois chefs, Miguel Rocha Vieira e Rui Paula, por estes números, ainda foi mais.A continuar assim, na frente das audiências aos domingos à noite – a estação de Queluz de Baixo esteve longe de saber promover o concurso de culinária para as crianças –, tenho de tirar o chapéu a Gabriela Sobral e Luís Proença, os dois directores de Programas em Carnaxide, por esta aposta… que, sinceramente, (ainda) não me convenceu.

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia.

Mais notícias de Televisão Meu amor

Embaixador do futebol

Embaixador do futebol

Só mesmo uma conferência de imprensa de CR7 seria capaz de desviar as atenções globais  da consagração da equipa francesa, nova bicampeã do mundo, pelas ruas de Paris.
Verão cinzento

Verão cinzento

Precisamos de parar para pensar. Precisamos de parar para mudar o que ainda vamos a tempo de mudar. E fazer dessa mudança um hábito diário. Dizer boa tarde quando entramos num elevador. Conversar com a senhora que lava as escadas do prédio. Visitar aquele familiar que mora longe. Dormir sem o telemóvel na cabeceira. Mandar menos e mensagens e dar mais abraços. Enviar menos emojis e mais poesia. Usar mais o dom da palavra que é o poder que temos sobre o mundo. Ter mais tempo para os outros. Ouvir mais o coração.
Refazer

Refazer

Refazer: v.: O mesmo que viver. Quem nunca teve de se refazer nunca soube o que era viver.
Resgate em directo

Resgate em directo

O drama das 12 crianças e do seu treinador, retirados do labirinto de uma gruta pelos esforços dos mergulhadores, foi um evento global que emocionou o mundo através da televisão.
Bolas de Berlim

Bolas de Berlim

Era uma senhora típica do Estado Novo: para fora vivia para o marido, a casa e os filhos, por dentro implodia de tédio, sem a capacidade de entender porque sentia tanta neura. Na época usava-se o termo neurasténica, uma espécie de genérico para as maleitas do espírito e do coração femininos.
Redoma

Redoma

Redoma: s.f.: Único espaço do mundo que, apesar de exíguo, é infinito. Somos do tamanho do que conseguimos suportar, e mais ainda do tamanho do que conseguimos superar.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável