Paulo Abreu
Paulo Abreu O Tal Canal

Notícia

Obrigado, Salvador

O vencedor do Festival da Eurovisão mostrou que o talento, neste caso musical, só faz sentido se estiver casado – sem aspas – com a humildade e a capacidade de ver o mundo a sério, de modo a tentar transformar o sonho em realidade.
20 de maio de 2017 às 08:00

Podia (e devia) falar de Salvador Sobral. Mais do que fazer história, por ter vencido categoricamente o Festival da Eurovisão, com a canção Amar pelos Dois, Salvador mostrou que o talento, neste caso musical, só faz sentido se estiver casado – sem aspas – com a humildade e a capacidade de ver o mundo a sério, de modo a tentar transformar o sonho em realidade. Um exemplo de como o jovem cantor está certo e de como (quase) tudo anda errado: em Kiev, usou uma camisola com a mensagem S.O.S. Refugees, alertando para este flagelo social, o de milhares de refugiados que chegam à Europa, fugidos da fome e da guerra. A organização proibiu-o de a usar mais, porque ali não entra política. Enfim, como se tudo não fosse política. "Se somos chamados humanos, e não animais, temos de ser humanitários", disse, mais tarde, Salvador. Perfeito! 

Mas não vou falar de Salvador. Vou abrir, aqui, uma excepção e falar da TV Guia, casa que me acolheu em 2001. É um orgulho, ao fim de 38 anos de vida e de duas mil edições, termos os melhores profissionais da televisão – e não só – do nosso lado, reconhecendo o trabalho que fazemos, dia após dia. As palavras de Judite Sousa, Ruy de Carvalho, Catarina Furtado, José Rodrigues dos Santos, Fátima Lopes, João Baião, Tânia Ribas, Fernando Mendes, Eunice Muñoz, Teresa Guilherme, Diogo Infante, Manuela Moura Guedes, Carlos Daniel e Alexandra Lencastre, entre outros, ou as colaborações, esta semana, de Ricardo Costa (director-geral de Informação do grupo Impresa), José Eduardo Moniz (consultor da TVI), Daniel Deusdado (director de Programas da RTP) e Octávio Ribeiro (director da CMTV) são um bom exemplo do respeito que ganhámos desde o n.º 1, marcava o calendário a data de 10 de Fevereiro de 1979. 

Considerada a Melhor Revista e Televisão, pela Meios & Publicidade, e sabendo que "há treinos todos os dias" –uma máxima que aprendi com o professor Moniz Pereira –,cá estaremos para fazer muito mais, já a partir de amanhã. Um obrigado sincero a todos, a começar por si, caro leitor. 

* O autor desta crónica escreve de acordo com a antiga ortografia

Mais notícias de Piquete de Polícia

Os sportingados

Os sportingados

Este Mundial, disputado com o mesmo entusiasmo, coincide com a crise mais medonha que atravessa o clube que mais jogadores fornece à Seleção Nacional: o Sporting. A criatura insultou e agora pode limpar as mãos à consciência.
Abandonada por todos

Abandonada por todos

Sem trabalho na SIC, onde já nem os Globos de Ouro apresenta, Bárbara Guimarães continua a dar tiros nos pés. Agora, julgou o tribunal, ficou sem carta de condução e foi condenada a pagar uma multa avultada. Pior era impossível.
Parece que foi ontem

Parece que foi ontem

O aniversário do primeiro dos dois grandes incêndios mortais do ano passado levou o país político até ao interior de Portugal. Desta vez, as televisões, que aprenderam a lição, fizeram uma cobertura digna.
Um outro futuro

Um outro futuro

O meu bairro deixou de ser triste, tornou-se alegre, depois festivo, finalmente histérico, por isso fugi. Fugi do progresso, do bulício, da confusão. Fugi das ruas encardidas, do ruído incessante dos prédios em reconstrução, da cidade que se tornou insone e voltei para a minha casa de escritora com vista para o mar.
Razão

Razão

Razão: s.f.: Aquilo que, muitas vezes, perdemos para tentarmos ter: há tanto quem perca a razão para ter razão, que estupidez.
Um cancro na SIC

Um cancro na SIC

Que audiências teria o ‘Jornal da Noite’, com Clara de Sousa ou Rodrigo Guedes de Carvalho, se não tivesse, às 19:00, um sofrível programa, como ‘Linha Aberta’, de Hernâni Carvalho?

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável