Notícia

Vinhos

A dupla Osvaldo Amado e Francisco Batel lança vinho "digno de cardeais"

São apenas 1800 garrafas 'magnum' de um vinho de castas de origem francesa que cresceram na Bairrada. Chama-se 'Conclave 3' e é um néctar que nem os cardeais dispensariam.
Por João Bénard Garcia | 26 de novembro de 2017 às 21:05

Francisco Batel Marques, um conceituado farmacêutico e professor associado na universidade de Coimbra, tem uma paixão tão grande pelos vinhos, em especial pelos que nascem das castas 'Sauvignon Blanc' e 'Cabernet Sauvignon', que decidiu plantar de raiz uma vinha em Aguim, Anadia, Bairrada, agora com 8 hectares, com a ajuda de Osvaldo Amado, um dos mais conceituados enólogos da atualidade. Juntos ergueram a Quintas dos Abibes e produziram vinhos que a tornaram afamada, entre os quais se destaca o 'Sublime'.

Para estes dois homens, que tem como princípio "construir" vinhos com método e que deitam fora tudo o que não corre bem, o 'Conclave 3', o vinho 'premium' que acabam de lançar é a prova cabal dessa dedicação aos néctares de excelência.

...
'Conclave 3', um Beira Atlântico nascido na Bairrada que nunca mais voltará a ser produzido. Só há 1800 garrafas magnum que custam, por enquanto, 75 euros cada. Foto: Ricardo Rocha

Do novíssimo 'Conclave 3' só existirão 1800 garrafas 'magnum' e, no seu interior, está uma edição única e irrepetível de um vinho monocasta 'Cabernet Sauvignon' que casa a colheita de 2011 com a 2013 e a de 2015. Francisco Batel garante que a insígnia 'Conclave 3' não se voltará a repetir e o preço prova isso mesmo: 75 euros, é quanto custa, por enquanto, esta raridade.

...
Foto: Ricardo Rocha

UM CONCLAVE SERVIDO CASADO MESTRIA PELO 'CHEF' JOAQUIM KOERPER

Para acompanhar este vinho raro e exclusivo, cujo nome nasceu do princípio do Sínodo dos Papas, Francisco Batel e Bruno Antunes, da garrafeira 'Wineman', convidaram Joaquim Koerper, o chefe da cozinha do restaurante 'Eleven', um estrela Michelin na capital.

...
Foto: Ricardo Rocha

Se para a entrada de leitão da Bairrada com puré de dióspiro Koerper escolheu um espumante da Quinta dos Abibes; com o prato principal -  um bife da vazia com puré de batata e cogumelos - serviu o cabeça de cartaz da noite: 'Conclave 3', um vinho granada com tons acastanhados que rivalizou até ao final nos copos com um licoroso 'Quinta dos Abibes 2007' servido para acompanhar as sobremesas do 'chef' Joaquim.

Espreite os manjares na fotogaleria em cima. 

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável