pub

Notícia

Saúde

Esta é uma boa notícia para os celíacos

Cientista acreditam que estão perto de encontrar uma vacina para combater a doença.
15 de maio de 2017 às 11:52
...
Esta é uma boa notícia para os celíacos

Ainda não existe qualquer cura ou tratamento para a doença celíaca, que se traduz numa intolerância ao glúten. Quem sofre deste mal, tem de eliminar esta proteína da sua dieta para evitar uma inflamação crónica no intestino delgado.

...
Para erradicar o glúten da sua dieta, terá de eliminar todos os cereais que o contêm na sua composição: trigo, centeio, cevada e aveia

No entanto, um grupo de cientistas da Universidade de Chicago garante estar a um passo de desenvolver uma vacina que pode curar a doença e que permite aos celíacos voltar a comer a proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio.

Os investigadores acreditam que a doença celíaca poderá ser causada por um vírus, e não apenas ser uma condição genética. Apesar de comum, mas inofensivo, o vírus, conhecido como reovírus, pode fazer com que os sistemas imunitários rejeitem o glúten.

...
Investigadores acreditam que a doença celíaca poderá ser causada por um vírus e não apenas ser uma condição genética

Estes cientistas acreditam ainda que as crianças são tipicamente infetadas com o reovirus pela mesma altura em que o glúten é introduzido na sua dieta, o que pode espoletar a doença celíaca em pessoas geneticamente predispostas.

"Durante o primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está amadurecendo, portanto, para uma criança com um fundo genético particular, obter um vírus particular nesse momento pode deixar uma espécie de cicatriz que tem consequências (…) É por isso que acreditamos que, uma vez que temos mais estudos, as crianças com alto risco de desenvolver doença celíaca devem ser vacinadas", explicou o autor do estudo, Bana Jabri.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável