Notícia

Vaidades

Lisboa pode vir a ser Património Mundial da UNESCO

A candidatura da cidade já foi validada pelo Comité e agora é esperar pelo resultado.
Por Inês Neves | 27 de julho de 2017 às 13:39

Nada está garantido, mas Lisboa pode muito bem vir a ser reconhecida como Património Mundial da UNESCO. A candidatura, com o nome de "Lisboa Histórica, Cidade Global" já foi validada, no início do mês de julho, pelo Comité que esteve reunido em Cracóvia, na Polónia.

A área proposta corresponde ao plano de reconstrução da cidade, aprovado em 1758, incluindo a Baixa Pombalina entre o antigo Terreiro do Paço, hoje Praça do Comércio, a colina do Chiado e a área adjacente ao rio Tejo.

...
A área proposta na candidatura inclui a Baixa Pombalina, a zona do Terreiro do Paço, a colina do Chiado a área junto ao Tejo. Na foto, uma vista de cima da Rua Augusta Foto: istock

A candidatura em tem conta a topografia do local, a geomorfologia, hidrologia e recursos naturais. Também pesam fatores como o ambiente construído, tanto histórico como contemporâneo, as infraestruturas acima e abaixo do nível do solo, os espaços abertos e jardins, os padrões de uso do solo e a organização espacial, as percepções e relações visuais, bem como todos os outros elementos da estrutura urbana. E o documento inclui ainda práticas e valores sociais e culturais, processos económicos e dimensões intangíveis do património relacionado com a diversidade e identidade.

"Lisboa Histórica, Cidade Global" poderá ser já avaliada na próxima reunião do Comité do Património Mundial da UNESCO no verão de 2018.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável