Notícia

Nunca é tarde

Maria Graça Campos: "A pintura traz-me uma calma muito grande"

O "sonho de menina" foi adiado até chegar o momento certo. Maria Graça Campos reencontrou a paixão pela pintura, numa explosão de cor e criatividade. A obra da pintora está em exposição no Fórum Grandela, sob o nome 'Cores de Portugal'.
Por Hélder Ramalho | 09 de fevereiro de 2018 às 12:28
'Cores de Portugal' é o título da exposição que reúne cerca de 60 quadros da pintora Maria Graça Campos no Fórum Grandela, Benfica Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela A pintora Maria Graça Campos Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela A exposição de Maria Graça Campos está patente no Fórum Grandela até 28 de fevereiro Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela
Pintura de Maria Graça Campos em exposição no Fórum Grandela

A pintura foi um "sonho de menina" adiado mas nunca esquecido. Maria Graça Campos tem nas telas, nos pincéis e nas tintas as suas grandes paixões que foi obrigada a manter em suspenso.

"Gostava de ter tirado o curso de Belas Artes mas os meus pais acharam que não era a melhor opção. Acabei por licenciar-me em Recursos Humanos", recorda a pintora.

...
A pintora Maria Graça Campos Foto: Liliana Pereira

A pintura entrou na vida de Maria Graça Campos - de forma mais assídua - a partir de 1998, quando chegou o tempo de reformar-se da atividade profissional. Autodidata, teve a orientação da professora Amália Ribeiro e do pintor Adão Rodrigues.

Pintar traz-lhe a paz interior que precisa para levar a vida feliz. "Com a pintura consigo abstrair-me do mundo que me rodeia, consigo isolar-me e esqueço tudo o resto. A pintura traz-me uma calma muito grande", descreve.

...
A exposição de Maria Graça Campos está patente no Fórum Grandela até 28 de fevereiro Foto: Liliana Pereira

Os quadros de Maria Graça Campos dividem-se entre o abstrato, naturezas mortas, paisagens e o mar, inspiração que encontra quando se refugia na casa da Praia das Maçãs, à beira do oceano, e que guarda grande parte do espólio, mas é no atelier da casa de Lisboa que produz a maioria da sua obra. "Cheguei a ter 120 quadros", contabiliza.

As obras vão sendo divididas pelos filhos, família e amigos mais próximos. Nunca pensou comercializar as pinturas até que foi sendo incentivada pela professora. Expôs a primeira vez no Hotel Star Inn, em Lisboa.

...
'Cores de Portugal' é o título da exposição que reúne cerca de 60 quadros da pintora Maria Graça Campos no Fórum Grandela, Benfica Foto: Liliana Pereira

Agora, Maria Graça Campos tem nova exposição, no Fórum Grandela, na Estrada de Benfica, em Lisboa. 'Cores de Portugal', está aberta ao público até 28 de fevereiro (excepto sábados e domingos).

Oportunidade para ver cerca de 60 quadros da obra de Maria Graça Campos, artista que não esqueceu a primeira paixão - que acumula com os trabalhos em estanho e as viagens -, um talento que permaneceu latente até explodir agora numa celebração da cor e criatividade.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável