pub

Notícia

Saúde

Porque é que não conseguimos parar de comer batatas fritas de pacote?

É impossível comer só uma! Este alimento é mesmo viciante. Mas há uma razão lógica para isso. Ora veja.
Por Inês Neves | 18 de abril de 2017 às 21:59
...
Porque é que não conseguimos parar de comer batatas fritas de pacote?

Mas o quê é que têm as batatas fritas de pacote para serem tão irresistíveis? Assim que tira a primeira, é impossível comer só uma (e muitas vezes vai o pacote todo). O culpado é o seu cérebro.

O que torna este ‘snack’ tão viciante é a sua composição bem como os estímulos que o seu consumo envia para o cérebro, dizem os especialistas.

Um grupo de investigadores da Universidade de Erlangen-Nuremberga (FAU), na Alemanha, chegou à conclusão que é a combinação de carboidratos e gorduras presentes (cerca de 35% de gordura e 65% de carboidratos) nas batatas fritas de pacote que as torna irresistíveis para o cérebro. O consumo deste alimento "ativa os circuitos de recompensa no cérebro. Esses circuitos são acionados por vários estímulos naturais e estimulam a repetição de determinado comportamento", explica Monkia Pischetstrieder, principal autora do estudo, feito com ratos de laboratório.

...
Comer batatas fritas de pacote aumenta a produção das hormonas do bem-estar

A juntar ao sabor intenso, está a sua textura crocante. E juntos causam um efeito descontrolado no consumo deste snack, porque ao comê-lo ativa e aumenta a produção das hormonas do bem-estar.

Os autores desta investigação concluem que a comida pode ser tão viciante como o álcool, o tabaco ou as drogas. O consumo de batatas fritas provoca uma ativação significativa em diferentes zonas cerebrais que regulam a ingestão alimentar e que podem provocar uma certa toxicodependência, além de aumentar o risco de obesidade. Ou seja, a gordura também estimula a libertação de dopamina, a hormona do prazer, quer contribui ainda mais para o desenvolvimento do vício. E quando o cérebro para de produzir dopamina, a sente a sua falta e volta a comer.

Mais notícias de Agenda

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável