Este não tem, afinal, sido o casamento idílico que todos os que assistiram, no dia 22 de maio de 2004, ao enlace real entre Felipe, então príncipe herdeiro da coroa espanhola, e Letizia, uma plebeia divorciada, acreditaram que seria. 14 anos após a cerimónia realizada
na Catedral da Almudena, em Madrid, alguns escândalos têm marcado esta união.
Letizia e Felipe: as fotos mais apaixonadas dos reis de Espanha
O maior de todos os escândalos foi, sem dúvida alguma, aquele que aconteceu em abril passado no final da missa de Páscoa, na catedral de Palma de Maiorca. Letizia afrontou publicamente a sogra, a rainha emérita Sofia. O caso tomou proporções mediáticas no mundo inteiro e os índices de popularidade da atual rainha desceram a pique. A mulher de Felipe VI chegou, inclusivamente, a ser apupada nas ruas.
Reis de Espanha desmentem rumores de separação
No passado dia 12 de outubro, Dia da Festa Nacional, a rainha teve um comportamento considerado "inqualificável". Em vez de prestar atenção à cerimónia, Letzia nunca desviou os olhos do telemóvel tendo até respondido a várias mensagens. Chegou a cumprimentar altas individualidades do Estado com o telémovel na mãe esquerda.
Reis de Espanha tentam abafar polémica com imagens sorridentes
Em janeiro de 2017 já havia tido comportamento idêntico. Durante a receção da Pascua Militar na qual se encontravam os mais altos dignatários do Estado, Letizia tirou um pequeno espelho da sua carteira e retocou o batom enquanto falava com Mariano Rajoy, o chefe de governo, e com o marido. "Má educação" foi o mais usado para definir o comportamento da rainha.
Atitudes de Letizia fortemente condenadas em Espanha
Muitos têm sido os atos públicos em que a rainha não consegue disfarçar o seu aborrecimento e as zangas com o marido. Foi assim março e junho de 2015 e, também, em dezembro de 2013 quando o casal discutiu em plena rua de Madrid, ouvindo-se nitidamente o tom de voz mais elevado da antiga jornalista da TVE.
A zanga pública de Letizia e da sogra no domingo de Páscoa
Houve também situações em que Letizia ignorou assumidamente o marido, como em julho de 2015 e em junho de 2014, dia em que Felipe foi proclamado rei. Já em maio de 2013, durante um jantar em honta de Jose Mujica, ex-presidente do Uruguai, a então princesa não se coibiu de pronunciar um 'jódete' em direção ao marido.