Notícia

Polémica

Carlos Daniel deixa RTP em guerra

Carlos Daniel foi convidado por Gonçalo Reis para o lugar de Paulo Dentinho, como diretor de Informação da RTP. Sozinho na administração, o presidente da estação pública não pode fazer convites nem substituições. Revoltado com a traição, Dentinho já disse que não se demite e a Comissão de Trabalhadores está solidária.
15 de março de 2018 às 14:38
Troca de diretores provoca guerra na RTP
Vítor Gonçalves, Paulo Dentinho e Carlos Daniel
Gonçalo Reis
Carlos Daniel, Paulo Dentinho e Vitor Gonçalves
Carlos Daniel
Paulo Dentinho
Gonçalo Reis
Carlos Daniel
Paulo Dentinho
Gonçalo Reis
Carlos Daniel
Paulo Dentinho
Paulo Dentinho e Carlos Daniel
Gonçalo Reis
Carlos Daniel
Paulo Dentinho
Gonçalo Reis
Carlos Daniel
Paulo Dentinho
Gonçalo Reis
Carlos Daniel
Paulo Dentinho
carlos daniel, paulo dentinho

Segundo apurou a TV Guia, o convite que Gonçalo Reis fez a Carlos Daniel para ser o próximo diretor de Informação da RTP não é legal. Tudo porque o presidente em gestão da estação pública não pode nomear pessoas até que os restantes membros da administração tomem posse efetiva.

Apesar de já ter sido anunciado que Carlos Daniel é o novo diretor de Informação da RTP, a verdade é que a notícia ainda não é oficial.

O ainda titular do cargo, Paulo Dentinho, teve na manhã de terça-feira, dia 13, na sequência dos rumores da sua destituição, a garantia de Gonçalo Reis que continuaria à frente do cargo.

...
Gonçalo Reis

"Desiludido" com este processo, grantiram várias fontes à TV Guia, que o ainda diretor anunciou um dia depois, quarta-feira, em plena redação, que não se demite. "O Carlos confirmou-lhe que tinha sido convidado... e sente-se traído."

A guerra está assim instalada na RTP. Sem legitimidade para nomear diretores, Gonçalo Reis terá convidado Carlos Daniel, de 48 anos de idade, há cerca de 2 semanas.

...
Carlos Daniel

Recorde-se que Carlos Daniel, pivot do Jornal da Tarde, a partir dos estúdios do Porto, já exerceu cargos de direção e foi muito contestado, com acusações de praticar uma "política de quase terror", em particular pelo jornalista José Nicolau Melo que levou o chefe, e a estação, a tribunal e venceu o processo.

COMISSÃO DE TRABALHADORES SOLIDÁRIA COM DENTINHO

A Comissão de Trabalhadores da RTP já reagiu, mostrando-se solidária com o atual diretor de Informação. No comunicado enviado às redações pode ler-se no ponto 7: "O atual Conselho de Administração da RTP não tem a legitimidade formal para efetivar este pedido, dadas as consequências óbvias do mesmo num mandato que já não é da sua responsabilidade".

...
Paulo Dentinho

O comunicado continua: "8º - Não é líquido que qualquer dos actuais administradores da RTP em gestão corrente, venha a ter lugar no futuro Conselho de Administração.

9º - O não respeito por estes pressupostos corresponde a uma clara violação da lei, tornando qualquer acto desta natureza automaticamente nulo e grave. As notícias sobre a destituição do Director de Informação de Televisão, sem o seu conhecimento, através de uma notícia de jornal, carecem de um imediato e cabal esclarecimento público por parte da supervisão, tutela da RTP e principalmente por parte do Sr. Presidente da Administração, Dr. Gonçalo Reis."

Toda a história na edição desta semana da TV Guia, nas bancas a partir de sexta-feira.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável