Notícia

Nacional

Esperança renovada! Mãe acredita na recuperação total da bebé Matilde

Carla não esconde a esperança nas melhoras da filha e confia nos progressos da bebé desde a toma do medicamento. "Mexe as pernas e os pezinhos", revela.
31 de dezembro de 2019 às 14:35
Bebé Matilde recupera de operação à cabeça
Menina foi operada na sexta-feira. Diagnóstico de pressão intracraniana surgiu após a realização de uma TAC.
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Bebé Matilde
Esta tem sido uma viagem cheia de altos e baixos, avanços e recuos. A bebé Matilde, que sofre da forma mais grave de Atrofia Muscular Espinhal, fez tratamento com o "medicamento mais caro do mundo" vindo dos Estados Unidos, o Zolgensma. Mas as batahas têm sido muitas no caminho pela recuperação.

Portugal inteiro mobilizou-se para angariar os 2 milhões de euros para comprar o medicamento, em apenas duas semanas. Porém, a entrada deste tipo de medicamentos em Portugal tem de ser feita por via hospitalar — através de uma autorização especial — e acabou paga pelo Estado.

Em setembro, a menina foi operada à cabeça após ter sido detetada pressão intracraniana. Tem vindo a recuperar e está cada vez mais forte. Esta terça-feira, 31, Matilde esteve com a mãe no 'Você na TV!', de Manuel Luís Goucha, o programa que lançou o caso para a opinião pública e que ajudou a conseguir o elevado montante, numa onda de solidariedade ímpar.

A mãe, Carla, não esconde a esperança nas melhoras da filha e confia nos progressos da bebé desde a toma do medicamento. Aos 8 meses, Matilde já consegue respirar e sentar-se sozinha. "Mexe as pernas e os pezinhos", revelou Carla a Manuel Luís Goucha. Apesar de já procurar os brinquedos com as mãos, Matilde continua a ser alimentada por sonda. E esta será a próxima luta, com o objetivo que a menina comece a comer normalmente.

No final, Carla não conteve as lágrimas, ao mesmo tempo que agradeceu a solidariedade e o carinho com que os portugueses responderam ao drama da família: "Vamos ser eternamente agradecidos." Os dois milhões de euros angariados têm servido para ajudar outras crianças, com doenças que não só a de Matilde. Para breve está a criação de uma fundação que possa responder a todos os pedidos.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;