Notícia

Nacional

Já foram reveladas as cerimónias fúnebres de Tozé Martinho, ator e argumentista que morreu aos 72 anos

António José Bastos de Oliveira Martinho estreou-se como ator na primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia". Morreu este domingo, no hospital de Cascais.
17 de fevereiro de 2020 às 10:15
Recorde momentos da carreira de Tozé Martinho
Telenovela da RTP " Roseira Brava"
Tozé Martinho em 'Amanhecer'
Telenovela 'Todo o Tempo do Mundo'
A Mãe Tareka e Tozé Martinho para a telenovela 'Palavras Cruzadas'
Tozé Martinho
Conversas sobre a telenovela 'Palavras Cruzadas'
Entrevista e imagens do ator Tozé Martinho e Helena Laureano na Ilha do Príncipe para a rubrica Escapadas da revista Domingo CM
Gravações da telenovela 'Vila Faia'. Nicolau Breyner; Carlos César; Tozé Martinho
Peça de teatro 'Cucurrucucu', com Jorge Sequerra, Paula Marcelo, Maria Luís, Daniel Garcia, Carla Janeiro e com Tozé Martinho na direção, no Centro Cultural de Lagos
Gala do 20.º aniversário do canal de televisão TVI, no Centro Cultural de Belém CCB, em Lisboa. 2013
Cerimónia de atribuição dos prémios Áquila, que destaca produções e atores portugueses, na área do cinema e televisão, no Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. 2015
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
Tozé Martinho
O ator e argumentista Tozé Martinho morreu este domingo, os 72 anos, no Hospital de Cascais, disse à Lusa fonte da família. Segundo a mesma fonte, Tozé Martinho morreu devido a uma paragem cardiorrespiratória.

 O velório do ator e argumentista Tozé Martinho decorre a partir de segunda-feira à tarde da Igreja da Ressurreição, em Cascais, estando o funeral marcado para terça-feira, na mesma localidade.

Segundo fonte da família, o velório terá início pelas 14:00, na Igreja da Ressurreição, estando marcada uma missa de corpo presente para as 19:00. O funeral, ainda sem hora definida, irá acontecer na terça-feira, no Cemitério Municipal da Guia.

António José Bastos de Oliveira Martinho, que nasceu em Lisboa em dezembro de 1947, estreou-se como ator no início da década de 1980 na primeira telenovela portuguesa, "Vila Faia".

No entanto, foi ainda na década de 1970 que apareceu pela primeira vez nos ecrãs de televisão, ao participar no programa "A Visita da Cornélia", ao lado da mãe, a atriz e escritora Maria Teresa Ramalho, conhecida como Tareka (1927-2018).

Irmão da escritora Ana Maria Magalhães, Tozé Martinho estreou-se na escrita de argumentos com a telenovela "Palavras Cruzadas", exibida no final dos anos 1980 na RTP, onde além de coautor foi também ator.

Ao longo da carreira, Tozé Martinho participou em várias telenovelas e séries, como ator, argumentista, sobretudo da RTP e da TVI. "Roseira Brava" (RTP), "A Lenda da Garça" (RTP), "Os Homens da Segurança" (RTP), "Olhos de Água" (TVI), "Amanhecer" (TVI) e "Louco Amor" (TVI) foram alguns dos projetos em que esteve envolvido.

Afastado dos ecrãs há algum tempo, Tozé Martinho fraturou o colo do fémur em novembro de 2019 e teve de ser operado.

Recorde-se que o artista também sofreu um AVC em 2014.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda o artista numa mensagem no site da presidência:

"Desde 1977 que Tozé Martinho era conhecido dos portugueses, data em que se estreou no célebre programa "A Visita da Cornélia", em companhia de sua mãe, a atriz Maria Teresa Ramalho (Tareka).

Cinco anos depois, estreou-se como ator em Vila Faia, a primeira telenovela portuguesa, e nas décadas seguintes tornou-se num dos atores e guionistas portugueses mais ativos, em novelas da RTP e da TVI, além de séries, telefilmes e algum cinema.

Durante todos esses anos esteve presente no nosso imaginário pelos recorrentes papéis de personagens empáticas, decentes, confiáveis.

No momento em que nos deixa, precocemente, apresento à sua família os meus sentidos pêsames".

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;