Notícia

Nacional

Luciana Abreu e as gémeas estiveram à beira da morte

A artista deu entrada no hospital de Cascais, de urgência, no sábado, 23. Pouco depois, devido à gravidade da situação, teve de ser transferida para a maternidade Alfredo da Costa, onde as gémeas nasceram ao início da noite e agora estão na incubadora.
Por Isabel Laranjo | 24 de dezembro de 2017 às 13:17
Mãe e filhas continuam internadas mas salvaram-se as 3. O prognóstico era muito reservado quando Luciana Abreu deu entrada no hospital de Cascais, no início da tarde de sábado, 23.

A carregar o vídeo ...
Acompanhada apenas pelo marido, Daniel Souza, Luciana Abreu foi observada no serviço de obstetrícia e, pouco depois, teve de ser transferida para a maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa. O parto seria complicado e mãe e filhas correram risco de vida.

A artista teve uma gravidez de risco e muito vigiada. As gémeas tinham somente uma placenta, um caso raro que acontece uma vez em cada 10 mil gravidezes. A própria artista deu conta disso mesmo, após ser observada, partilhando o que se passava nas redes sociais. "Neste momento, as gémeas correm risco de vida, porque estão a sofrer do síndrome da transfusão feto-fetal, o que acontece entre 5 a 20% dos casos nas gestações monocoriónocas".

MENINAS AINDA CORREM PERIGO

As meninas acabaram por vir ao mundo ao início da noite de dia 23 mas tiveram de ser colocadas na incubadora. As gémeas nasceram prematuras, às 30 semanas de gestação, e, segundo a mãe "ficarão por algum tempo na incubadora a lutar pela vida".

Ao que o site Flash apurou, às 30 semanas de gestação, o feto ainda não tem os sistemas digestivo e respiratório completamente desenvolvidos, mas já estão aptos a funcionar e as bebés poderão sobreviver e vir a ser crianças saudáveis. A taxa de sobrevivência situa-se entre os 90 e os 95%.

Nestes casos, 10 a 15% dos prematuros correm o risco de ficar com sequelas graves enquanto 15 a 20% podem ficar com deficiências ligeiras a moderadas. 

Por norma, prematuros de 30 semanas nascem com cerca de 2 quilos e 40 centímetros de comprimento.


Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável