Notícia

Homenagem

Morreu o músico José Mário Branco. Tinha 77 anos

José Mário Branco, cantautor e produtor, morreu esta terça-feira, 19.
19 de novembro de 2019 às 09:38
...
Morreu o músico José Mário Branco. Tinha 77 anos
Morreu José Mário Branco, cantautor e produtor português. Tinha 77 anos e o seu percurso tocou desde a música de intervenção e a canção de Abril até ao fado.

Dos seus trabalhos mais emblemáticos fazem parte 'Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades', de 1971, 'Margem de Certa Maneira', 1973, 'Ser solidário', 1982), 'A Noite', de 1985, 'Correspondências', 1990, ou 'Resistir é Vencer', de 2004.

Como músico, é uma influência e inspiração para nomes como Camané, Chullage, Linda Martini e JP Simões. O fadista Camané admitiu mesmo que a sua carreira, e a música portuguesa, não seriam as mesmas se não fosse Mário Branco. "Aquilo que o Zé fez é de uma importância extrema. Quando o ouvimos, descobrimos aquele bom gosto, a melodia, os arranjos… E tudo o que lá está é de uma evolução muito grande porque ele era muito mais do que baladeiro, não era só viola. Ele abriu um caminho para tudo o que vem a seguir", afirmou ao 'Blitz'.

José Mário Branco fez ainda os arranjos de muitas das músicas de José Afonso e Sérgio Godinho. Três nomes incontornáveis, ligados à canção de intervenção e pós-25 de Abril.

    

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável