Notícia

Alerta

Motim! Tiros e fogo no Estabelecimento prisional de Lisboa

Está a decorrer um motim na Ala B do EPL, onde se encontram detidos cerca de 190 reclusos. Autoridades obrigadas a disparos de balas de borracha.
04 de dezembro de 2018 às 21:41
A carregar o vídeo ...

Está a ocorrer, esta terça-feira, 04, um motim na Ala B do Estabelecimento Prisional de Lisboa, onde se encontram detidos cerca de 190 reclusos. O Grupo de Intervenção de Segurança Prisional (GISP) foi chamado ao local e já foram disparadas balas de borracha, apurou o CM.

Estão detidos cerca de 190 reclusos onde decorrem os incidentes. Os detidos atearam fogo a caixotes do lixo e atiraram vários materiais dos andares superiores. Os bombeiros já chegaram à prisão para controlar as chamas.

Jorge Alves, presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional (SNCGP), disse à Lusa ter conhecimento de que foi convocado hoje ao fim da tarde "todo o pessoal que estava de folga e a intervenção do GISP, por confrontos na Ala B daquele estabelecimento, na rua Marquês da Fronteira, em Lisboa.

O dirigente sindical disse não ter de momento mais pormenores, estando a tentar contactar os representantes sindicais no EPL. A Lusa tentou pedir esclarecimentos ao diretor-geral dos Serviços Prisionais e de Reinserção, Celso Manata, e aos seus serviços, mas não obteve resposta.

Estão detidos cerca de 190 reclusos onde decorrem os incidentes. Os alegados desacatos ocorrem numa altura em que decorre o último de quatro dias de greve dos Guardas Prisionais e que rondou uma adesão de cerca de 80%.

Os guardas prisionais marcaram esta greve de quatro dias para exigir a revisão do estatuto profissional e a progressão na carreira, além de contestarem o novo horário de trabalho. O universo de guardas prisionais ronda os 4.350 para uma população prisional perto dos 13.000 reclusos.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável