Notícia

Adeus João Ricardo

Patroa das novelas da SIC recorda últimas semanas com João Ricardo: "Ele só me dizia que queria trabalhar"

Gabriela Sobral, a responsável pelas novelas da SIC que manteve João Ricardo sempre "em antena", recorda emocionada como ele era positivo, acreditava estar bem e lhe pedia trabalho constantemente. "Esse lado dele de se agarrar à vida..."
Por Carolina Pinto Ferreira | 25 de novembro de 2017 às 16:53

Foi com muita emoção que Gabriela Sobral, responsável pelas novelas da SIC, recordou os últimos dias que passou ao lado de João Ricardo. "A última vez que falei com ele foi antes dele cair à cama. Ele só me dizia que estava ótimo, sempre positivo", recorda. "Depois só me dizia que queria trabalhar. Precisava de trabalhar. Esse lado dele de se agarrar à vida... Ele acreditava que há mais alguma coisa". 

João Ricardo interpretou personagens nas novelas da SIC desde 2008, alcançando grande sucesso em produções como 'Laços de Sangue' ou 'Dancing Days'. Manteve-se no ar particamente até ao fim da vida, quando foi mesmo obrigado a parar. 'Espelho d'Água' foi a sua última novela. 

...
João Ricardo na novela 'Espelho d'Água'

"É uma perda irreparável para todos nós: para a cultura, para o audiovisual, para a televisão, cinema, teatro e para o filho e para as pessoas que o amaram durante este tempo todo. Estou muito triste com esta perda", continuou Gabriela Sobral que confessou já saber há muito da doença do ator.

A carregar o vídeo ...

"Já sabia que ele estava doente. Sabíamos mas uma coisa é saber, outra é conviver com a situação. Gostava muito do João. Tinha um carinho especial por ele. Acho que toda a gente tinha. Era uma pessoa inacreditável mas era um miúdo. Tinha a idade do filho".

João Ricardo trabalhou durante 7 anos na SIC. Das novelas "assinadas" por Gabriela Sobral, só não participou em 'Poderosas'. "Ele fazia tudo!". sorri a diretora de programas da SIC. "Sempre que acabava uma novela lá estava ele a telefonar e a dizer que eu tinha que lhe dar alguma coisa para fazer. Tanto fazia as grandes personagens de comédia e até dramáticas como fazia uma perninha como fez em 'Coração d'Ouro', ou um mafioso que estava na prisão. Precisava era de trabalhar. E fazia tudo bem". 

...
Gabriela Sobral no funeral de João Ricarrdo Foto: Pedro Catarino

Foi durante as gravações de 'Rainha das Flores' que Gabriela Sobral se apercebeu do estado de saúde real do ator. "Tivemos que o tirar da novela para fazer a operação", conta. "Mas no dia a seguir à operação ele estava no hospital, sentado e ótimo. Quando me viu chegar ao quarto reconheceu-me e a primeira coisa que me disse foi: Eu quero trabalhar. Já não foi possível recupera-lo para aquela ficção mas assim que ele ficou melhor, falámos com a SP e pusemo-lo no 'Espelho d'Água' para ver como é que ele se aguentava"

João não aguentou... "Teve umas sessões em que se aguentou. Ele próprio se apercebeu e os médicos diziam que ele podia trabalhar. A nossa esperança era muita. A nossa e a dele. Mas começou outra vez a esquecer-se dos textos e estava meio apático, caído..."

A carregar o vídeo ...

Na memória ficam os tempos bons em estúdio, com os companheiros de trabalho, as partidas que pregava... "Era um companheirão", reafirma a amiga.

...
João Ricardo no hospital após ter sido operado ao cancro na cebça

"Era um puto. Passava o tempo todo a fazer disparates. Fazia coisas inarráveis. Às vezes tive que me chatear com ele. Nos Globos de Ouro ele fez par cómico com a Luciana: entrou por ali fora e fartou-se de dizer coisas que não estavam no texto. A Luciana, muito profissional, lá foi atrás dele. No intervalo fui ter com ele e disse-lhe que isso não se fazia! Ele era assim..."

 

 

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável