
O cunhado do rei de Espanha, Iñaki Urdangarin, ingressou esta manhã de segunda-feira na prisão de Brieva, segundo informou fonte dos serviços prisionais espanhóis às agências de notícias EFE e France-Presse, como avança o 'Correio da Manhã'.
Passavam poucos minutos das 8h00 em Espanha, menos uma hora em Portugal Continental, quando o marido da infanta Cristina entrou na prisão Brieva, em Ávila, para cumprir a pena de 5 anos e 10 meses a que foi condenado pelo caso 'Noós', por desvio de fundos, prevaricação, fraude à Administração Pública, delitos fiscais e tráfico de influências.
O marido da Infanta Cristina, a quem foi retirado o título de duque, tinha sido condenado pelo Supremo Tribunal a cinco anos e dez meses de prisão por desvio de fundos, na sequência de uma investigação ao caso Noós.
A prisão de Brieva fica localizada a 108 quilómetros a norte de Madrid, e era uma das 82 prisões que o ex-jogador de andebol podia ter escolhido para cumprir a pena. Brieva é um estabelecimento prisional de mulheres, com 162 celas e com uma ala especial para albergar homens, que estava em desuso.
A imprensa espanhola chegou a avançar que o antigo jogador de andebol poderia eleger o estabelcimento prisional de Badajoz, junto da fronteira portuguesa, para cumprir a pena de prisão. Nesse caso, a infanta Cristina poderia optar por mudar-se para Lisboa e assim ficar mais próxima do marido e mais protegida de todo o escândalo, assim como proteger os 4 filhos do casal.