Notícia

Drama social

Saiba qual o filme que inspirou o jogo da morte 'Baleia Azul'

O polémico jogo da internet que está a criar o terror entre os pais dos adolescentes pode ter nascido em consequência do filme 'Nerve', de 2016. Veja a reportagem.
Por Rui Teixeira | 05 de maio de 2017 às 21:09
A carregar o vídeo ...
Chama-se 'Nerve - Um Jogo Sem Regras' e é um filme norte-americano que teve estreia mundial em julho de 2016 e é apontado como a fonte de inspiração para o jogo da 'baleia Azul', também coinhecido como jogo da morte, já que incita os seus participantes ao suícidio.

...
Disponível agora através de uma conhecida rede de streaming, o filme, que conta com Emma Roberts como protagonista, tem como enredo um jogo no qual os jovens têm de desempenhar tarefas muito perigosas. Uma delas, por exemplo, desafia as personagens a irem para junto de uma linha férrea e deitarem-se entre os carris enquanto passa um comboio. Na vida real, o jogo 'Baleia Azul' também tem um desafio idêntico.

Jogo 'Baleia Azul' tem inspiração em filme
Emma Roberts, a atriz do filme 'Nerve'
Jovem algarvia tinha a palavra 'SIM' escrita com uma faca na perna
Os jovens recebem os desafios diários pelas redes sociais
Outra vítima do jogo, que escreveu 'sim' (em russo) numa perna
Philipp Budeikin é apontado como o criador do jogo
Budeikin já está detido pelas autoridades russas
Baleia Azul
Baleia Azul
Baleia Azul
Baleia Azul
Baleia Azul
Baleia Azul
Enquanto que no final do jogo, das suas 50 tarefas, os adolescentes são incentivados ao suícidio, no filme não é bem assim, mas a morte está igualmente presente, com os dois concorrentes finais a serem colocados frente a frente e desafiados a matar o adversário para ganhar.

Veja o trailer do filme.

A carregar o vídeo ...
O jogo 'Baleia Azul' está a preocupar as autoridades em todo o mundo e em Portugal as forças policiais estão já a investigar 10 casos. 

...
MAS QUE JOGO É ESTE?

O jogo 'Baleia Azul’ que consiste numa série de 50 desafios, um por dia, e objetivo final do jogador é suicidar-se. Os desafios diários são enviados à vítima por um "curador" e há desde tarefas simples, como desenhar uma baleia azul numa folha de papel até outras muito mais mórbidas, como cortar os lábios ou furar a palma da mão.

Em Portugal, têm surgido vários casos de adolescentes que mostram marcas do jogo que está a preocupar pais e educadores.

...

Um adolescente de Sines foi recentemente transportado para o Hospital de Setúbal por cortes num braço que fontes dos bombeiros e da GNR relacionam com o jogo. Já antes, o Correio da Manhã noticiou que uma jovem de 18 anos foi assistida pelos bombeiros de Albufeira na madrugada de quinta-feira. A jovem foi encontrada caída na linha férrea da estação de comboios de Ferreiras, em Albufeira, depois de saltar de um viaduto para a linha do comboio.

A jovem portuguesa, filha de pais de nacionalidade ucraniana, tinha a palavra "sim" escrita com uma faca na coxa direita e "F 57" escrito na palma da mão esquerda.

...
Outra vítima do jogo, que escreveu 'sim' (em russo) numa perna

Nesta sexta-feira foi detetado um novo caso de uma vítima: uma adolescente de 13 anos, residente no Feijó, em Almada, automutilou-se com um corte desde o pulso até à dobra do cotovelo.

CRIADOR DO JOGO PRESO

Entretanto, um jovem de 21 anos, que está a ser apontado como um dos administradores e o criador do jogo ‘Baleia Azul’, foi detido na Rússia. O suspeito foi identificado como sendo Philipp Budeikin, que seria o responsável pela organização desta experiência macabra na rede social russa VKontakte, uma página da internet usada no país e que é semelhante ao Facebook.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
IS 06.05.2017

Um texto sobre esta matéria assinado pelo pediatra Mário Cordeiro de leitura obrigatória para pais e professores :
http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/03-05-2017/caderno-1/temas-principais/um-texto-para-as-familias-ha-que-falar-da-baleia-azul-de-tudo-o-que-esta-por-detras-dela

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;