Notícia

Polémica

Toda a verdade sobre o famoso "emplastro"

Em dia do clássico Benfica frente ao FC Porto uma presença é quase certa. Conheça a história de Fernando Alves, o homem que aparece "infiltrado" em todos os diretos das televisões.
16 de abril de 2018 às 11:19
Quando as televisões começarem a fazer diretos este domingo, 15, no estádio da Luz, em Lisboa, para acompanhar o jogo do Benfica frente ao FC Porto uma das imagens é quase certa: o "emplastro" junto dos repórteres a dar continuidade ao estatuto de "estrela" que há muito conquistou junto dos portugueses. 

Conhecido como Fernando "Animal" nos anos 1990, o emplastro é já uma das figuras mais famosas do país

Nasceu na Madalena, Vila Nova de Gaia, a 25 de abril de 1971 Fernando Jorge Silva dos Santos perdeu o pai, Alfredo, muito jovem, contou com o apoio total da mãe, Laura, uma mulher que lutava contra as dificuldades financeiras para criar 4 filhos e morreu há pouco mais de 5 anos, vítima de cancro, diz um perfil publicado este domingo, 15, na 'Magazine'.

Foi a mãe, inclusive, quem conseguiu uma pensão de invalidez para Fernando, pela sua limitação cognitiva. Foi o pretexto para ele sair da empresa de máquinas de padarias onde era ajudante e passou a pedir moedas em Vila Nova de Gaia até que apareceu em direto. A luz vermelha da câmara ligada passou a ser a sua maior atração. 

É sócio do FC Porto e do Boavista, consegue acompanhar todos os jogos dos seus clubes do coração e, apesar de visitar os irmãos quando precisa tomar banho e lavar a roupa, há anos prefere dormir no aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, onde já é uma cara conhecida pelos funcionários. Isso explica também a sua atração por aviões. 

Dentro de um saco plástico leva os documentos pessoais, os cartões de sócio e os passes dos transportes do Porto e Lisboa. 

A carregar o vídeo ...
Fernando, 47 anos, chegou a dizer que era "filho de Pinto da Costa", mas a sua fama deve-se mesmo aos momentos em que tenta dificultar o trabalho dos jornalistas. Parece saber exatemente quando a televisão está em direto. Já nos anos 2000 passou a aparecer nas passadeiras vermelhas dos eventos sociais e em momentos importantes para o país, como a acompanhar o julgamento do caso BPN.  

A fama valeu-lhe um convite do humorista Jel para o espetáculo 'Homens de Luta' e uma conversa no programa de Herman José. Os 2 fizeram então um apelo aos dentistas do país para que Fernando recebesse 1 prótese dentária. Dois dentistas ligaram e o emplastro fez 2 próteses. 

Uma 'selfie' com o emplastro custa 1 euro, quem pede para fazer um vídeo tem de pagar mais algumas moedas. Por ser calmo e não criar confusões, Fernando consegue sempre ajuda dos funcionários do aeroporto e dos passageiros. 

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Newsletter

Subscrever Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável