Notícia

óbito

Morreu Miguel Beleza, ex-ministro das finanças

O economista e ex-ministro das finanças faleceu em casa aos 67 anos. Foi responsável pela adesão de Portugal à moeda única e até sugeriu a supermodelo Claudia Schiffer como rosto das notas do Euro.
22 de junho de 2017 às 21:33
Morreu Miguel Beleza
Miguel Beleza
Miguel Beleza
Miguel Beleza
Miguel Beleza
Leonor Beleza, irmã do economista
Miguel Beleza
Miguel Beleza
Miguel Beleza
Miguel Beleza
Miguel Beleza
Luís Miguel Couceiro Pizarro Beleza tinha 67 anos e morreu ao início desta noite de quinta-feira.

O economista e ex-ministro das finanças no tempo de Cavaco Silva estava em casa, para onde foi chamada uma ambulância do INEM. Segundo avança o jornal Expresso, Miguel Beleza faleceu no local, de paragem cardio-respiratória.

Miguel era irmão da também antiga ministra da saúde, Leonor Beleza, atualmente Presidente da Fundação Champalimaud.

SUGERIU CLAUDIA SCHIFFER NAS NOTAS DO EURO

Miguel Beleza nasceu em Coimbra a 28 de abril de 1950, foi ministro das Finanças do XI Governo Constitucional entre 1990 e 1991, era primeiro-ministro Cavaco Silva, tendo a sua atuação sido marcada pela criação da CMVM (Comissão do Mercado de Valores Mobiliários) e pela colaboração no processo de adesão de Portugal à União Económica e Monetária.

Neste processo ficou conhecido um caricato episódio no qual Miguel Beleza, no seu estilo descontraído e humorado, sugeriu o rosto da super-modelo Claudia Schiffer para ser impresso nas notas do Euro.

"Quando, em vez de sexagenário, for octogenário, e me perguntarem o que é que fiz pelo país, digo que dei um empurrãozinho ao euro. Foi francamente útil. Outras das minhas sugestões – por exemplo: que pusessem a Claudia Schiffer nas notas – não foram aceites. Não tive a menor intenção de ofender quem quer que seja e é uma graça como outra qualquer", disse em entrevista ao Jornal de Negócios, em 2010.

Na mesma entrevista, conduzida por Anabela Mota Ribeiro, Miguel Beleza garantia, aos 60 anos, que o envelhecimento não o preocupava. "Envelhecer não é uma preocupação. Mais facilmente falo do que não me aflige do que daquilo que realmente me aflige."

Miguel Beleza deixa dois filhos, com 28 e 26 anos.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Saber mais sobre

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável