
Felipe VI, de 49 anos de idade, e Letizia de Espanha, de 44, iniciaram esta quarta-feira, dia 5, a visita oficial a Tóquio, no Japão, com a intenção de reforçar relações de amizade entre Espanha e o país nipónico.
Os imperadores Akihito e Michiko convidaram os monarcas espanhóis para um banquete, no Palácio Imperial do Japão, mas a falta de etiqueta e conhecimento da rainha espanhola esteve a olhos vistos, segundo noticia a imprensa internacional.
O Japão é conhecido por levar os seus valores e costumes com disciplina, mas o respeito de Letizia para com as regras protocolares do Império japonês. Durante o jantar de gala Letizia surgiu num vestido comprido, azul-escuro com algumas aplicações, mas o detalhe que saltou à vista de todos foi mesmo os ombros descobertos da Rainha de Espanha.
Perante os imperadores, uma mulher com os ombros destapados é visto como desrespeito ao país. A imperatriz Michiko, 82 anos, e a princesa Masako, de 53, apresentaram-se ambas de branco, sendo esta a cor ideal para uma gala no país nipónico, totalmente cobertas e com um vistoso colar de diamantes.
Durante o banquete, que aconteceu com centenas de convidados, entre membros do governo, autoridades a outras personalidades do país, Letizia de Espanha protagonizou outro momento de falta de educação: o brinde com o imperador. Letizia não bebeu um gole após o brinde, nem tão pouco molhou os lábios, pousando logo o copo.
A postura da monarca, em não completar os brindes, tem sido frequente em outras ocasiões como foi o caso da celebração da Festa Nacional, em 2013. Mas, no Japão este acto toma proporções maiores dado que as regras protocolares são tidas para se cumprir a 100 por cento, sobretudo na presença dos imperadores.