
O príncipe Alberto do Mónaco comemora o seu 59º aniversário nesta terça-feira, dia 14. O irmão de Carolina e Stéphanie do Mónaco foi um sedutor implacável, apreciador de desporto e de festas, que permaneceu solteiro até os seus 50 anos. Após a sua fama de ‘playboy’ ser alimentada pela sua constante presença ao lado de várias mulheres famosas, veio a maior dúvida de todas: a sua sexualidade.
Sem uma namorada fixa começaram a levantar-se questões se, Alberto II do Mónaco, era homossexual. O que no início parecia ter algum humor, mais tarde veio a revelar-se um assunto maçador. Numa entrevista à revista francesa Madame Figaro, em 1994, Alberto revelou: "Ao princípio até teve graça, mas ao fim de algum tempo torna-se muito irritante ouvir constantemente dizer que sou homossexual."
A sua vida ficou marcada por vários episódios controversos, desde os crescentes rumores da sua vida boémia até os dois filhos concebidos fora do casamento. Aquilo que parecia ser o destino do príncipe de Mónaco, o de um solteirão irresponsável foi salvo pelo seu namoro, em 2006, com Charlene – a ex-nadadora sul-africana. Em 2011 deu-se o menos inesperado, o casamento real, mas mesmo assim ficaram as dúvidas de um casamento feliz. Muito se esperava ser um casamento por conveniência e que, um dia antes, Charlene Wittsock teria assinado um documento da validez do seu casamento – 5 anos ao lado de Alberto II e um filho herdeiro.
Muita tinta correu na imprensa sobre rumores de separação. A verdade é que até ao ano passado Charlene apresentava sempre um semblante triste ao lado do marido, sorrindo apenas quando estava com os seus filhos gémeos. O nascimento dos gémeos Jacques e Gabriella tem vindo a dar firmeza ao casamento dos príncipes. Será que finalmente Alberto consegue fazer Charlene feliz?
Recorde a vida do príncipe em 59 imagens.