Uma nova biografia de Letizia sobre os seus tempos de juventude no México está a deixá-la à beira de um ataque de nervos. Esta é talvez a fase mais polémica da agora monarca que promete ser revelada no novo livro "A Rainha Impaciente" que vai sair em Maio.
Escrita por um jornalista argentino, Leonardo Faccio, a obra promete contar tudo sobre os tempos da jovem jornalista, Letizia Ortiz, de 24 anos, no período que estagiou num jornal no México.
Leonardo Faccio, autor de uma biografia do futebolista Messi, que foi um sucesso de vendas, realizou uma profunda investigação sobre este período da vida da agora rainha de Espanha.
O livro ainda não foi publicado mas já está a causar embaraço na casa real, pelas pequenas histórias que têm saído sobre a obra. Como as declarações de Jorge Zepeda, o director do diário mexicano em que Letizia estagiou, Siglo XXI, em Guadalajara.
Este jornalista recorda que Leti, como era tratada, era uma jovem muito empenhada, trabalhadora incansável e apaixonada pelo México.
"Adorava o idioma mexicano, a tequila, os mariachis, os restaurantes populares e os homens mexicanos…", relatou.
Ali, Letizia enamorou-se de um jovem colega daquele diário. "Os dois estavam apaixonados. E às sextas-feiras chegavam à redacção de mochilas às costas porque passavam o fim de semana a viajar pelo país", recorda Jorge Zepeda.
A paixão pela música também levou Letizia a tornar-se amiga de uma banda, o grupo Maná. Mal sabia a agora rainha que esta amizade ainda hoje seria recordada com polémica.
É que, esta banda decidiu colocar a amiga espanhola na capa do seu álbum, de 1997. Uma jovem Letizia nua!
Um óleo da agora rainha feita por um pintor cubano Waldo Saavedra de quem Letizia era grande amiga nessa altura.
Na capa do disco dos Maná, ‘Suenos Líquidos’ surge uma Letizia nua com água pela cintura e a segurar um barco de papel. Os retratos andaram pendurados em vários restaurantes, além de serem capa do disco.
Mas a jovem espanhola posou mesmo nua? Saavedra diz que não. Que fotografou Letizia e das fotos criou este quadro e ainda outro, no mesmo cenário aquático mas com a agora rainha com quatro braços, dois deles escondendo o peito nu.
"São uma recriação de Leti que eu fiz a partir de fotografias que lhe rirei quando vivia em Guadalajara. Em nenhum momento ela posou nua para mim", declarou o pintor cubano.
Porém, há quem diga que Saavedra é um cavalheiro e não quer que a sua antiga amiga Leti se veja envolvida em polémicas.
Até ser publicado, em Maio, a nova biografia da rainha espanhola ainda vai dar muito que falar.