Notícia

Casas reais

Rainha Isabel: A aguentar o peso da coroa há 65 anos

Isabel II de Inglaterra, celebra esta segunda-feira, 65 anos de reinado. É o mais longo do mundo. Veja o video da coroação e a sua primeira e emblemática visita a Portugal.
Por Inês Neves | 06 de fevereiro de 2017 às 09:03
A carregar o vídeo ...

A responsabilidade de liderar uma nação chegou bem cedo para Isabel II. Soube aos 10 anos que ia ser rainha e foi aos 25, em cima de uma figueira em África, que se tornou soberana. No dia 6 de fevereiro de 1952 a ainda princesa estava no Quénia numa visita Real, quando o marido, o príncipe Filipe, lhe deu a notícia da morte do pai.

São 65 anos de reinado. Isabel II superou o recorde da sua trisavó, Victoria, que usou a coroa durante 63 anos e 217 dias.

Elizabeth Alexandra Mary nasceu em Londres, a 21 de Abril de 1926. Era neta do soberano George V, ocupava a terceira posição na linha de sucessão ao trono,  atrás do seu pai o Príncipe Albert , Duque de York, e do seu tio Edward David, e nada fazia prever que viesse a ser rainha.

Mas o destino encarregou-se de lhe abrir o caminho do trono. Depois de o seu tio, Eduardo VIII, abdicar para se casar com uma americana divorciada, o pai de Isabel, príncipe Alberto, torna-se rei (George VI). Como era a mais velha das duas filhas do rei, Isabel passa a ser a ser a sucessora do trono que viria a ocupar depois da morte do pai, há 65 anos.

A cerimónia de coroação aconteceu mais de um ano depois, no dia 2 de junho de 1953, na Abadia de Westminster. O seu vestido de coroação foi desenhado por Norman Hartnell e, seguindo as suas instruções, bordado com os emblemas florais dos países da Commonwealth, a Rosa de Tudor inglesa, o cardo escocês, o alho-porro galês, o trevo irlandês, a acacia australiana, a folha de bordo canadense, a samambaia prateada neozelandesa, a protea sul-africana, a flor-de-lótus pela Índia e Ceilão e o trigo, algodão e juta paquistaneses.

Veja o vídeo da coroação.

VISITA A PORTUGAL
Cinco anos após a coroação, a rainha visitou Portugal, acompanhada pelo marido, o príncipe Philip, Duque de Edimburgo. Chegou a 18 de fevereiro de 1957 e partiu a 21. Foram três dias em que o país se rendeu à rainha de Inglaterra.

Com os olhos do mundo postos em Portugal, Salazar jogou todos os trunfos: fez-se um desfile de barcos no Tejo, um cortejo pela cidade com coche do século XVIII, arranjou-se o Palácio de Queluz e Mosteiro da Alcobaça. E até se comprou um Rolls-Royce em segunda mão para transportar a soberana.

Na visita de três dias a Portugal, a Rainha passou por Lisboa, Setúbal, Nazaré, Alcobaça, Batalha ou Porto. Por onde passava, multidões juntaram-se nas ruas para aplaudir a soberana.

A Rainha havia de voltar anos depois. Mas foram aqueles três dias que levam a que muitos considerem a passagem de Isabel II por Portugal em 1957 "a visita do século".

A visita de Isabel II de Inglaterra a Portugal
Isabel II na hora do desembarque no Cais das Colunas
Por onde passava, multidões juntaram-se nas ruas para aplaudir a soberana
A rainha passou pela Nazaré
Isabel II com António Oliveira de Salazar
isabel ii
isabel ii
isabel ii
isabel ii

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;