Notícia

Exclusivo

ÚLTIMA HORA! Renasce a esperança para a bebé Maria, que luta contra cancro

Maria, de 1 ano, apresenta melhorias no estado de saúde, mas mantém-se internada no hospital com leucemia, onde vai fazer uma transfusão.
Por Filipa Rosa | 16 de fevereiro de 2017 às 18:55
Bebé com leucemia rara gera onda solidária entre famosos
Maria de um ano sofre com leucemia rara
Bebé Maria a dormir no IPO
Maria de um ano sofre com leucemia rara
Maria de um ano sofre com leucemia rara
Cartaz solidário para encontrar dador de medula óssea para Maria, de um ano
maria
Bebé Maria
maria
maria
Maria
A pequena, Maria, de pouco mais de um ano, que sofre com uma leucemia rara, está internada desde esta quarta-feira, depois do seu frágil estado de saúde se ter agravado, mas nas últimas horas recuperou ligeiramente. Continua a precisar urgentemente de um dador de medula óssea compativel para que se possa fazer o necessário transplante, depois dos médicos terem descoberto o cancro 3 dias após o último Natal.

"Sabem que estou um bocadinho melhor? Ontem vim para o Hospital de Santarém, pois o IPO de Lisboa estava cheio, mas trouxe o sangue para a transfusão. Só começou às 22h00, porque estiveram à espera que a febre passasse... Correu bem, não fiz reação e fiz a 1.ª toma do 2.º antibiótico. Agora não tenho febre e já comi, mas tenho muito sono, porque não me deixaram dormir durante a noite...", revela a página no Facebook - Salvar a Vida da Maria, onde os apelos para encontrar um dador compatível são constantes.

"A transfusão leva 4 horas e estiveram sempre a vigiar a tensão, temperatura, saturação de oxigénio, ritmo cardíaco e outras reações. Depois tiveram de tirar o sangue, pôr o soro e depois o antibiótico, e nisto tudo, como o único acesso que conseguiram pôr no IPO foi no pé, volta e meia, com a posição, o soro começava a apitar com alarme de pressão. Um chato, este soro!"

A família criou no Facebook – página Salvar a Vida da Maria – uma campanha de doação que já se tornou viral. Na página há informações sobre como e onde o público pode doar sangue e o que pode fazer para ajudar a divulgar a mensagem.

A onda solidária já envolveu inúmeros famosos, que tem apelado nas redes sociais. Como Simone de Oliveira ou Ruy de Carvalho, entre outros

Apesar de doente, os pais garantem que Maria continua a sorrir.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;