Notícia

Revelação

Depressão, tentativa de suicídio, esquizofrenia. A história deste atleta português está a chocar o país

Tem apenas 25 anos mas já enfrentou uma montanha de obstáculos. O judoca Célio Dias revela todos os problemas que foi obrigado a ultrapassar.
27 de fevereiro de 2018 às 19:18
A história dramática deste judoca português tem chocado o público
Homossexual assumido, a história de Célio Dias é de luta - primeiro a crescer num bairro social e mais tarde a conviver com a derrota Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016
Célio, 25 anos, passou por uma forte depressão e confessou ter tentado o suicídio 2 vezes
Célio Dias e Telma Monteiro
Chegada da comitiva portuguesa que participou no Grand Slam Paris 2015. Telma Monteiro e Célio Dias, medalha de ouro e bronze respetivamente nas suas categorias
Foi diagnosticado com a síndrome esquizo compulsiva, do quadro da família da esquizofrenia
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
Célio Dias
A história de Célio Dias começa com as lutas por crescer num bairro social, mais tarde admite ser homossexual e ao ser eliminado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, passa por uma forte depressão que o faz tentar o suicídio 2 vezes. Tudo culmina com o diagnóstico de síndrome esquizo compulsiva, do quadro da família da esquizofrenia.

Em entrevista ao jornal 'Record', o judoca de 25 anos fala dos dramas que teve de enfrentar.

"Custou-me muito [ser eliminado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro]. Seguiu-se um período muito complicado, porque tive um surto psicótico, perdi o contacto com a realidade e comecei a produzir sentimentos irreais", explicou o atleta àquele jornal.

Foi aí que teve o diagnóstico da síndrome esquizo compulsiva. "Depois de um período de depressão, tentei suicidar-me 2 vezes, mas felizmente consegui superar e agora estou aqui para contar a minha história na primeira pessoa", acrescentou, revelando que chegou a estar internado 4 dias na ala psiquiátrica do Hospital Garcia da Horta, em Almada.

Célio Dias Judoca SL Benfica, treino #judo #judoportugal #training

Uma publicação partilhada por Célio Dias (@celiojudo) a



Os especialistas acreditam que a "doença pode ter uma causa genética" ou ser causada "por situações na vida muito difíceis de aceitar". "Fui criado num bairro social, sou homossexual, cresci a lutar em muitas fases da minha vida para conquistar objetivos. Esta doença pode ter sido uma manifestação do culminar de um grande stress social", reforçou. 

Homossexualidade assumida

Célio Dias revela ainda nesta entrevistas ser gay. "Sempre me entendi como homossexual", revelou, acrescentando: "Não fazia sentido esconder. Quem segue o meu trabalho, quero que conheçam a pessoa que está por detrás desse ciclo". 

Celio Dias (PT) vs Grigori Sulemin (RUS) - World Championship Rio 2013 #judoportugal #judo #benfica

Uma publicação partilhada por Célio Dias (@celiojudo) a



Agora começa uma nova fase para Célio Dias, que está saindo do Benfica para o clube de judo Construções Norte-Sul, de Almada. "Estou profundamente grato ao Benfica por tudo o que fez por mim, enquanto atleta e como pessoa".

A ideia é chegar "a tempo" dos Jogos Olímpicos de Tóquio. "Tenho mais de um ano para me qualificar e é nesse período que os resultados nas provas são mais valiosos no ranking."

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;