Notícia

polémica

Doenças, birras e despedimentos! As estrelas das novelas caídas em desgraça

Uma morte, zangas, uma gravidez inesperada ou apenas mau comportamento obrigaram a alterações de última hora nas produções nacionais. Há estrelas que acabaram por cair em desgraça depois de atitudes intoleráveis. Recordamos polémicas e escândalos.
04 de novembro de 2018 às 13:49
Fazer uma novela não é fácil. Especialmente quando o imprevisto está constantemente a bater à porta. O pior dos problemas é quando os actores parecem estar dispostos a tudo para atrasar uma produção.

O drama mais recente a prejudicar uma produção nacional foi causado por Pedro Barroso. Depois de várias discusões com colegas – nomeadamente com o elenco brasileiro de 'Valor da Vida' e com a amiga Dalila Carmo –, o ator foi afastado da novela. O cansaço e alguma má preparação foram os motivos alegados para esta saída súbita, mas várias fontes ligadas à produção da novela da TVI falaram que o mau comportamento e as faltas injustificadas conduziram ao seu afastamento.

A carregar o vídeo ...

O actor sai ao fim de apenas 60 capítulos...


O pior é que esta não foi a primeira vez que aconteceu. Para Pedro Barroso esta é a quarta vez que a TVI se vê a braços com este tipo de dramas por parte do ator.


O primeiro aconteceu em 2012, no desfecho da novela 'Doce Tentação'. Alguns comportamentos erráticos levaram a produção a fazê-lo sair mais cedo do elenco. Um ano depois estava de volta, desta vez na novela 'Mundo ao Contrário'. Mas uma depressão alavancada em comportamentos imprevisíveis levaram a que, Luís Esparteiro, na altura director da Plural, o despedisse por falta de profissionalismo.

...
pedro barroso Foto: Instagram
Há ano e meio tudo parecia sanado, com Pedro a regressar em grande com a 'A Herdeira'. No entanto, a morte da avó, e algumas faltas, levaram a produção a afastá-lo por 30 capítulos para que este pudesse recuperar e fazer o luto. Em 'Valor da Vida' a situação voltou a piorar.

Mas Pedro Barroso não é o único 'enfant terrible' das novelas portuguesas. José Carlos Pereira também não fez a vida fácil às produções da TVI. 

A carregar o vídeo ...

Em 2010 por exemplo, foi afastado da novela 'Mar de Paixão', onde era protagonista devido a faltas constantes além de aparecer muitas vezes alterado nas gravações. Na altura, o seu Eduardo foi morto a meio da história. José Carlos Pereira acabaria por passar por um processo de desintoxicação e acabou por voltar às novelas pouco tempo depois.


Poré, em 2014, durante o remake de 'Jardins Proibidos', o drama repetiu-se. A produção desta vez não teve contemplações e despediu o actor.

Zeca, como é conhecido pelos amigos, não foi o único a ser despedido a meio de uma novela: Rodrigo Menezes, Rodrigo Saraiva, São José Correia, Lia Gama e Vítor Norte também passaram por situações semelhantes.


Rodrigo Menezes – falecido a 4 de outubro, de 2014 – passou por essa situação em 2009 durante as gravações da novela da TVI, 'Flor do Mar'. Atrasos e algumas faltas injustificadas – que levavam a mudanças no plano de gravações, na Madeira – levaram à dispensa do ator, antes do final. Já Rodrigo Saraiva viu o seu Rafa desaparecer da segunda temporada de 'Morangos com Açúcar', depois de uma discussão acesa com Angélico Vieira [falecido a 28 de junho de 2011]. Tudo aconteceu à hora de almoço e dos insultos racistas às agressões físicas foram poucos minutos. Dias depois, Rodrigo Saraiva viu o seu papel eclipsar-se da série juvenil.


Vitor Norte e Lia Gama tiveram problema de outra natureza. Insatisfeitos com o rumo das suas personagens (ele em 'Olhos nos Olhos', em 2008, e ela em 'O Último Beijo', em 2002) tiveram alguns desentedimentos com as produções da TVI. Ambos sairam antes do fim.

A carregar o vídeo ...

Já São José Correia, que sempre foi uma mulher sem papas na língua, viu o seu papel desaparecer em 'O Sábio', na RTP. Se, em 'Sentimentos' e 'Jardins Proibidos', na TVI, a atriz já tinha feito a produção saber do seu descontentamento, em 'O Sábio' a situação chegou a um ponto sem retorno com discussões frequentes, com elementos da produção e maquilhadoras a apresentarem queixa da atriz, que acabou dispensada da história do canal estatal.

A carregar o vídeo ...

Por vezes contudo são outras situações que obrigam a trama de uma novela a mudar drasticamente. 


Margarida Marinho, em 'A Outra', e Luciana Abreu em 'Espelho D'Água' viram-se obrigadas a sair mais cedo das histórias devido a uma gravidez de risco. Já Eunice Muñoz teve que abandonar 'Destinos Cruzados', devido a um cancro na tiróide que lhe afetou as cordas vocais.

...
Nicolau Breyner Foto: Cofina

A morte de um actor também já levou a mudanças drásticas: Nicolau Breyner ('A Impostora'), Francisco Adam (segunda temporada de 'Morangos com Açúcar'), João Ricardo ('Espelho D'Água') levaram consternação, pesar e muitas lágrimas às produções e acabaram por obrigar ao fim abrupto das repetivas personagens.


E depois há quem desista...


Foi o caso de Sofia Alves. A atriz, que queria concentrar-se na sua carreira no teatro, abandonou 'Flor do Mar' em 2009, deixando José Eduardo Moniz, na altura diretor de programas da TVI, com a tarefa de mudar radicalmente o rumo da novela. A personagem de Sofia Alves, Ana Maria, teve uma morte violenta, dando novo fôlego à trama, já que havia muitos candidatos a assasinos.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável