Notícia

tragédia

Drama! José Raposo pede donativos para o funeral do ator José Lopes, que morreu na rua

O marido de Sara Barradas juntou-se ao coro de vozes que lamentam a situação de miséria em que o ator se encontrava nos últimos momentos da sua vida.
12 de dezembro de 2019 às 08:38
O amor de Sara Barradas e José Raposo
Sara Barradas e José Raposo
sara barradas, josé raposo
Sara Barradas, José Raposo
Sara Barradas, José Raposo
sara barradas, josé raposo
Sara Barradas, José Raposo
sara barradas, josé raposo
Sara Barradas, José Raposo
Atualmente, o ator, é marido de Sara Barradas
Sara Barradas, José Raposo
sara barradas, josé raposo
Sara Barradas, José Raposo
sara barradas, josé raposo
Sara Barradas, José Raposo
Sara Barradas, José Raposo
sara barradas, josé raposo
Sara Barradas, José Raposo
sara barradas, josé raposo
Sara Barradas, José Raposo
Sara Barradas, José Raposo
Sara Barradas, José Raposo
sara barradas, josé raposo
José Raposo é mais um dos atores que lamentam a morte de José Lopes, sozinho e na miséria.

O marido de Sara Barradas já tinha expressado publicamente a sua indignação com a situação do ator, encontrado morto numa tenda onde dormia, nas ruas de Sintra.

Agora, Raposo partilhou a mensagem que circula há alguns dias, em que são pedidos donativos para as cerimónias fúnebres.

View this post on Instagram

Texto do Rui Zink:"A brincadeira com a banana e a fita adesiva trouxe-me à memória a Eugénia, que já cá não está e fazia entrevistas absurdas no Chiado, nos anos 80(os anos que mais pediam absurdo na rua porque era possível e porque a realidade ainda não era absurda,roubando trabalho honesto aos artistas honestos).E agora vem a notícia de que o Zé Lopes também já foi, encontrado no tugúrio onde morava por um amigo um par de dias depois de morrer.Agora há um pedido de donativos solidários para lhe pagar o enterro, e eu próprio colaboro, mas não escapa a muitos de nós que melhor teria sido tal ser feito em vida.Não o funeral, mas o donativo solidário, para viver.Para não ser enterrado em vida, precisamente.O Zé Lopes foi o primeiro grande actor que conheci, ainda no teatro da escola, Os Arletes, em 1975, orientados pelo professor Limpinho, de Filosofia, que ainda cá anda(parece)mas está difícil de localizar por quem para com ele tem(e somos muitos)uma dívida de gratidão.Nós éramos aprendizes de, o Zé Lopes era já actor autêntico.E actor se tornou.O que têm os actores que os torna tão frágeis, vulneráveis à chuva ácida?Ao contrário dos espertos como eu que nos habituámos a só sair à rua de gabardina com protecção anti-bala?O teatro nunca foi o nosso forte em escrita(pouca, poucachinha ao longo de oito séculos brilhantes para a poesia e a prosa, artes mais solitárias, logo mais adequadas ao clima português)mas foi vibrante em palco, mesmo quando o público voava noutras direcções.O teatro exige um público, uma sociedade que saiba dialogar, onde até o mais fraco tenha afiada língua contra poderoso senhorito, e nós sempre fomos mais de calar que de falar.«O silêncio é de ouro, o diálogo mata», poderia ser um lema.O Zé Lopes foi. Já cá não está.A última vez que o vi não tive a certeza de que era ele e, quando o pude ir procurar, tinha desaparecido.Agora desapareceu.Fica a memória, o algum remorso, a voz e a presença claras, de quando era um actor feliz.Se justiça houver, estará neste momento a receber aplausos, o melhor prémio para um actor.De dinheiro(o segundo melhor prémio para um actor)já não precisa.Apenas nós, para o seu funeral." #parasaberemquemera

A post shared by José Raposo (@joseraposoofficial) on



"As contribuições destinam-se ao pagamento de todas as despesas associadas e o excedente reverterá a favor da Inês, filha do Zé", pode ler-se.

O velório realizou-se esta quarta-feira e o funeral será esta quinta, dia 12, às 15h, no Cemitério da Ajuda.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!
Maria Santos 14.12.2019

Lamento. É muito triste, É terrível que José Lopes tenha vivido naquelas condições como acontece a biliões de pessoas, e, ainda é mais triste que José Raposo faça mais um peditório!?
Há actores , talvez José Raposo seja um deles, que ganham milhares de euros por ano e não têm 2 ou 3 mil euros?!

FERNANDO SANTIAGO 12.12.2019

A figura que fazem para parecerem solidários quando não é preciso.

Joao Pires 12.12.2019

AGORA É QUE ESTÃO TÃO SOLIDÁRIOS?????????ENQUANTO ESTEVE VIVO NADA FIZERAM,NEM QUERIAM SABER.
MAS O PESO DA CONSCIÊNCIA, A HIPOCRISIA E COLOCAREM-SE EM BICOS DOS PÉS PARA SE MOSTRAREM SOLIDÁRIOS,JÁ CHORAM A MORTE DE JOSÉ LOPES.
HIPÓCRITAS.................MAS TÊM COM QUEM APRENDER....NO FUNDO É O ESPELHO DESTE PAÍS,ONDE CHAMAM DE DEMOCRACIA ,HÁ MENTIRA,HIPOCRISIA E AO CINISMO.

Lourdes Costa 12.12.2019

Coitado, depois de morto é que se preocupam em arranjar donativos para o funeral, onde estavam quando ele vivia nas ruas e na miséria, onde estava a direcão da Casa do Artista? Será que não sabiam da situação dele? Porque não fizeram nada? Agora não precisa que os amigos se preocupem com ele, ingratos.

ver mais comentários

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;