'

Notícia

Operação Marquês

Ela não perdoa! Manuela Moura Guedes arrasa juiz Ivo Rosa após decisão sobre Sócrates

A antiga jornalista não ficou indiferente à decisão de deixar cair as acusações de corrupção de Sócrates.
11 de abril de 2021 às 16:00
Conheça o juiz Ivo Rosa, que não achou suficientes as provas do MP contra Sócrates
O juiz de 54 anos de idade é natural de Santana, na Madeira, e orgulha-se da agilidade a concluir processos
Para Ivo Rosa, as provas têm de ser irrefutáveis doa a quem doer... Quem não gosta deste olhar são procuradores com casos de corrupção nas mãos, muito difíceis de provar
Ivo Rosa é o mesmo juiz que teve nas mãos o caso do "Gangue do Multibanco", que entre 2008 e 2009 varreu o País com mais de 100 assaltos. Enquanto juiz-presidente do coletivo das Varas Criminais de Lisboa, julgou 12 arguidos acusados de crimes graves. Apenas Jonny Portela recebeu uma pena de prisão de 2 anos e 6 meses por tráfico de drogas, uma decisão que marcou a carreira do juiz. A decisão acabou anulada em 2012 por outro juiz
Em missão em Timor Leste, as decisões de Ivo Rosa tiveram repercussões diferentes. Depois de condenar, o vice-presidente da Fretilin e antigo ministro do Interior, Rogério Lobato, a sete anos e seis meses de prisão, por co-autoria de quatro crimes de homicídio, e de chumbar propostas do Orçamento Rectificativo de 2008, viu o seu contrato ficar por ali, sem ser renovado. "Fui despedido devido a decisões que tomei no âmbito das minhas funções, [...] que não foram do agrado do poder político", disse num entrevista à RTP Madeira
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Juiz Ivo Rosa
Manuela Moura Guedes é uma das vozes mais fortes contra a decisão do juiz Ivo Rosa de livrar José Sócrates das três acusações de corrupção na leitura da decisão instrutória do Caso Marquês. 

A antiga jornalista da TVI ironizou no Facebook a decisão do juiz. "Bem haja, Juiz Ivo Rosa! Graças a si, há uma razão perfeitamente justa, ou o meretíssimo não seria juiz, para um alívio nos impostos a pagar pela maioria de nós", escreveu no Facebook numa publicação que se tornou viral.

"O impresso já aí está. Agora é só 'gamar', corromper, ou ser corrompido… as atividades são muitas e não há que enganar. É só seguir os bons exemplos que vêm de cima. E viva este 3.° Mundo onde tudo vive pacificamente, venerando e obrigado!", pode ler-se.

Dos 31 crimes de que estava acusado, Sócrates vai a julgamento por seis: três crimes de branqueamento de capitais e três crimes de falsificação de documento. O Ministério Público já anunciou que vai recorrer da decisão instrutória.

A carregar o vídeo ...
Recorde-se que a antiga pivot do 'Jornal de Sexta' da TVI rescindiu com o canal em 2010, depois de mais de um ano de baixa médica, desde após o jornal que apresentava ter sido suspendido, em setembro de 2009. Um cancelamento na véspera das eleições legislativas, que gerou fortes polémicas e que chegou a ser atribuído ao então primeiro-ministro, José Sócrates, por naquele espaço se terem divulgado várias notícias sobre o caso Freeport.



Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever