'

Notícia

Coronavirus

Gustavo Carona: o médico de cuidados intensivos que se tornou viral depois de dar nega a Cristina Ferreira e emocionar Bruno Nogueira

Para além de ter recusado um convite da apresentadora da TVI, por não estar "interessado em contribuir para telenovelas", o médico intensivista é o homem de quem o país inteiro fala por ser um dos rostos da luta contra a pandemia.
20 de janeiro de 2021 às 12:04
...
Gustavo Carona
Quem é o homem do momento, aquele que recusou participar no programa 'O Dia de Cristina', na TVI e emocionou Bruno Nogueira pelo testemunho de quem está na linha da frente no combate à pandemia?

Gustavo Carona nasceu em 1980 em Toronto, Canadá, mas vive na cidade do Porto desde 1982 onde tem todas as suas raízes familiares. Licenciado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 2004. Concluiu a especialidade de Anestesiologia em 2011 e em 2014 acrescentou a Sub-Especialidade de Cuidados Intensivos ambas no Hospital de São João no Porto. Isto é o que se lê na biografia do seu livro 'O Mundo Precisa de Saber'.

A carregar o vídeo ...

Desde 2014 pertence ao Serviço de Medicina Intensiva do Hospital de Pedro Hispano em Matosinhos. Pelos 'Médicos do Mundo', em 2009, fez a sua primeira missão humanitária em Moçambique. E pelos 'Médicos Sem Fronteiras' trabalhou em cinco missões humanitárias em diferentes países, todas em cenário de guerra: Congo - 2009; Paquistão - 2011; Afeganistão - 2012; Síria - 2013; República Centro-Africana - 2016; Iraque - 2017.

Em 2015 recebeu o prémio de "Voluntariado Internacional" pela Universidade do Porto.

Agora, Gustavo Carona esteve no 'Bicho' de Bruno Nogueira e deixou todos de boca aberta perante o relato impressionante de quem vive a pandemia na pele de um médico nos cuidados intensivos. "É importante que as pessoas vejam aquilo que se está a passar nos hospitais", destacou Gustavo Carona. "Esta doença é muito silenciosa, difícil de compreender".

Disse ainda Gustavo Carona: "Os profissionais de saúde estão a sofrer [...]. É muito injusto que não se perceba o que está para além dos números [... ]. É importante perceber que esta doença não mata só velhinhos".


Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diariamente todas as noticias de forma confortável
Subscrever