Notícia

Exclusivo

José Alberto Carvalho: 1 ano de sofrimento

Há um ano que o jornalista vive em sobressalto, devido aos problemas de saúde de Georgina e Mário Carvalho, ambos octogenários. Primeiro foi o cancro da mãe; depois a pneumonia do pai. Já este ano, Mário Carvalho foi traído pelo coração e esteve internado cerca de um mês. Teve alta há uma semana.
Por Isabel Laranjo | 06 de fevereiro de 2017 às 17:26
José Alberto Carvalho: 1 ano de sofrimento
José Alberto Carvalho, 49 anos, vive preocupado com a saúde dos pais e telefona-lhes todos os dias
Georgina e Mário Carvalho, ambos octogenários, sempre foram saudáveis, até ao início do ano passado. O pai do jornalista saiu há 1 semana do hospital
O jornalista na festa de verão da TVI, no Tamariz. As férias foram passadas na terra dos pais
O pivot da TVI com Marcelo Rebelo de Sousa, no último ano do Presidente como comentador político
José Alberto começou por trabalhar na rádio. A sua voz deu nas vistas ainda nos tempos de liceu, fez parte de uma rádio pirata e recebia inúmeras cartas de fãs que os pais ainda hoje guardam. Aqui, a pôr música, numa festa, em Viseu
José Alberto Carvalho alterna a apresentação do 'Jornal das 8', da TVI, com Judite Sousa. Está na estação de Queluz desde 2011
Aos 49 anos, o jornalista é filho único, casou-se duas vezes e tem quatro filhos
O jornalista na Escola Superior de Jornalismo do Porto, onde se formou, a dar uma palestra, em 1999
Discreto na vida pública, o jornalista é descrito como bem humorado e divertido na intimidade

"Dizem que os anos bissextos são maus e, realmente, este tem sido", confidenciou Georgina Carvalho, em setembro do ano passado, à FLASH!. Na realidade, até ao início de 2016, os pais de José Alberto Carvalho sempre foram saudáveis.

O primeiro problema sério aconteceu em março. "Fui internada no IPO de Coimbra e operada ao estômago". A octogenária tinha uma doença oncológica. "Nesse período de convalescença da mãe, ele esteve hospedado uma semana num hotel, para acompanhar a situação. Veio aqui e fomos com ele, para a minha mulher ser internada", contava o pai do jornalista, na mesma entrevista.

SEMPRE À CABECEIRA DOS PAIS

Filho único, José Alberto Carvalho, de 49 anos de idade, mantém uma relação quase umbilical com os pais. Foi uma criança muito desejada e continua a ser um filho muito querido por Mário e Georgina, que visita sempre que pode. Quando a mãe foi operada, não lhe largou a cabeceira da cama. "A minha mulher foi operada e o Zé, enquanto a mãe esteve no recobro, antes de entrar para a enfermaria, não saiu dali. Não saiu do hospital enquanto não viu a mãe acordada".

Georgina teve alta e sente-se bem de saúde. "Tento apetite e sinto-me com forças. Só que como o estômago está mais pequeno, tenho de comer pouco e amiúde, porque fico muito cheia", explica a idosa, que toma conta da casa e de todas as atividades domésticas, apesar de também ter problemas de visão, devido à diabetes.

Só que o sobressalto de José Alberto Carvalho não ficou por aqui. "Quando a minha mulher saiu do hospital tive uma pneumonia, fiquei internado três semanas", acrescenta o pai do jornalista. Também nessa ocasião, o jornalista viajou de Lisboa para Coimbra, onde para estar próximo dos que mais ama. 

TELEFONEMAS DIÁRIOS E PREOCUPAÇÃO CONSTANTE

Todos os dias, José Alberto Carvalho telefona aos pais, que partilham casa com uma tia do jornalista, nonagenária. "Ainda há uns dias o meu filho falou comigo, ao telefone, e disse: 'Já estou a gostar mais de ouvir a sua voz, dá-me outro ânimo", descrevia, em setembro, Mário Carvalho. O pai do jornalista, que revelou ter, também, uma insuficiência cardíaca, não contava voltar ao hospital tão depressa. 

No dia 4 de janeiro, Mário Carvalho, que já tinha sido sujeito à colocação de um 'pacemaker' deu entrada nas urgências dos Hospitais da Universidade de Coimbra, traído pelo coração. Acabou por ficar internado até dia 11, quando regressou a casa, numa pequena aldeia do concelho de Tábua. 

Só que, perante um novo sinal de alarme Mário Carvalho voltou a ser internado, desta feita em Oliveira do Hospital. A situação não era de tanto cuidado, mas, revelou fonte hospitalar ao site FLASH!, "o senhor veio para se recompor melhor e está bem-disposto". Acabaria por ter alta na terça-feira, 31 de janeiro.

À revista TV Guia, José Alberto Carvalho confidenciou sentir-se "aliviado. O meu pai esteve internado cerca de um mês mas, felizmente, está bastante melhor. Já está em casa e isso é que é o mais importante".

Mário e Georgina Carvalho vão matando saudades do seu menino, que saiu de casa aos 18 anos, para ir estudar para o Porto, pelo telefone, mas também ao vê-lo na televisão. No dia em que o pai teve alta lá estava José Alberto a apresentar o 'Jornal das 8', entrando-lhes assim pela casa adentro. "Ele é o nosso tesouro e será sempre o nosso bebé", afirmou, ternurenta, a idosa, aquando da entrevista à FLASH!.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável

;