Marcelo Rebelo de Sousa, de 68 anos anos de idade, tem estado incansável no apoio que um Presidente da República pode dar às muitas populações que foram afetadas pelos trágicos incêndios do dia 15 de outubro.
O Chefe de Estado tem-se inteirado da situação nas zonas onde os incêndios lavraram com mais intensidade, como Viseu, Oliveira do Hospital e Coimbra. O Presidente dos afetos tem distribuído abraços e solidariedade, em momentos de grande emoção, que até já correram mundo através da partilha de uma foto no Instagram da conceituada revista Time.
Foto de Marcelo a consolar vítima dos fogos emociona leitores da revista 'Time'
Com um total até ao momento de 42 mortos,
cerca de 70 feridos (uma dezena dos quais graves) e centenas de milhares de hectares de floresta ardida, bem como muitas habitações e fábricas completamente destruídas, Marcelo não conseguiu esconder o semblante carregado nestas suas visitas.
Marcelo Rebelo de Sousa visita Oliveira do Hospital
O que também não se sabia até agora é que o próprio Presidente da República também tinha sido tocado pela tragédia, tudo por causa da namorada, Rita Amaral Cabral.
A mulher que mais influência tem na vida de Marcelo Rebelo de Sousa viveu de perto o terror do fogo, com a quinta da sua família, precisamente em Oliveira do Hospital, a não escapar às chamas. Segundo revela a revista VIP, a Quinta do Margarido, propriedade do pai de Rita, Joaquim Emílio, de 91 anos de idade, foi severamente afetada, com quase toda a plantação de castanheiros, plantada há poucos anos, a arder. Salvou-se quase por milagre a casa, localizada no centro do vasto terreno.
A família da namorada de Marcelo tem ainda outra propriedade na zona, a chamada Casa Grande, em Lagos da Beira, onde Marcelo costuma ser visto em férias, mas que não foi atingida gravemente, embora tenham ardido algumas árvores do jardim, segundo a FLASH! conseguiu apurar. Rita é sócia-gerente da casa agrícula da família.
Presidente dos Afetos sem tempo para namorar
Apesar de estar no distrito e a par de toda a situação, o Presidente da República não quis misturar os papéis nem causar qualquer tipo de polémica, mantendo-se afastado da propriedade da familia da mulher, seis anos mais nova, com quem namora desde 1982.