Notícia

Parabéns

No 91.º aniversário, Ruy de Carvalho em entrevista emotiva: "Se ficar debilitado prefiro morrer"

Quando celebra 91 anos de idade, o decano ator concede uma entrevista emocionada. "Não há que desistir, há que continuar", assegura.
01 de março de 2018 às 19:02
É uma das figuras grandes do teatro e da televisão nacionais. Ruy de Carvalho, celebra esta quinta-feira, 1 de março, 91 anos de idade. 

Com mais de 9 décadas de vida, o ator, que desde muito cedo tomou contacto com o mundo das artes, continua a ser presença assídua nos palcos e ecrãs portugueses, e assim quer que seja até aos últimos dias da sua vida, "enquanto tiver forças". 

"Sinto-me bem e continuo a acreditar na vida. Sei que vou morrer um dia, não fico cá para compota. Se mantivermos a nossa vida e o nosso espírito ativo, estamos sempre vivos e vamos vivendo aquilo que nos foi dado. Não há que desistir, há que continuar. Há pessoas que se entregam porque acham que os outros já não acreditam nelas e isso não deve acontecer. Somos sempre úteis, seja com que idade for. Estamos cá mas não com todos com quem gostaríamos de estar. Muitos partiram e eu vou ficando. Um dia vou partir, mas não quero ninguém triste", contou o ator, em entrevista exclusiva à 'TV Guia'. 

Apesar de estar viúvo há mais de 10 anos, o ator assume que não há qualquer vazio dentro no seu coração, porque "aquilo que se amou, nunca sai de nós". Depois de ter estado casado 53 anos com Ruth de Carvalho, após a morte da mulher, Ruy não voltou a casar nem manteve qualquer relação amorosa assumida nos últimos anos, apoiando-se maioritariamente no trabalho e na família. 

São 91 anos de muitas aventuras, de muitos textos, personagens, amores e alguns dissabores, como quando teve de lidar com o cancro por 3 vezes. Medo sim, mas não de morrer, antes de "ficar impossibilitado". "Não quero andar cá sem ser independente. Faço tudo mais devagarinho, mas faço. Ainda vou e venho ao Porto a conduzir. Para estar debilitado, prefiro morrer. Para precisar dos outros para sobreviver, é melhor não estar cá", refere Ruy de Carvalho.

A carregar o vídeo ...

Recorde-se que Ruy de Carvalho é pai de João de Carvalho e Paula de Carvalho, tem três netos e duas bisnetas. 


Leia a entrevista completa na edição desta semana da 'TV Guia', nas bancas a partir de sexta-feira, dia 2. 

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável