Notícia

doença

Novo drama! Luís Aleluia revela pela 1.ª vez que filho mais velho sofre de doença rara

O ator abriu o coração a Fátima Lopes e recordou também a infância de extrema pobreza e violência doméstica.
26 de janeiro de 2019 às 15:41
Luís Aleluia foi o convidado deste sábado do programa 'Conta-me como És', de Fátima Lopes. O eterno "Menino Tonecas" falou sobre vários temas delicados do seu passado difícil e fez uma revelação inédita: contou que o filho mais velho, José, é portador de Síndrome de Asperger, uma perturbação do espectro autista.

"O José é um menino muito muito interessante, que tem um caso de Asperger", começou por contar, acrescentando: "Tem uma necessidade de se envolver de outra forma, e sobretudo, o que nos preocupa muitas vezes, é que eles não lidam com o abstracto e com aquilo que excede o seu mundo. Então preocupa-me não conseguir chegar lá, e não perceber se estou a chegar ou não, porque ele pode dizer que sim, que está a perceber, mas depois não estar. É um desafio muito curioso e muito interessante".

...
Luís Aleluia entrevistado por Fátima Lopes
Recorde-se que José e João, o outro filho de Luís e da mulher, Zita Favretto, são adotados. No ano passado, o ator disse que chegou a querer desistir dos dois irmãos por receio da rejeição.

INFÂNCIA NA MISÉRIA


No início da entrevista, Luís Aleluia também falou uma vez mais sobre a sua infância difícil. "Foi uma infância muito magoada. Foi uma vida um pouco carente até aos 9 anos, e depois no outro período também, porque estar institucionalizado não é a melhor forma de se crescer", afirmou.

O ator descreveu ainda a situação precária em que cresceu. "Nós viviamos num extremo de pobreza, sem saneamento básico, sem as melhores condições, era um quarto que se dividia com o padrasto e a mãe, onde se cozinhava e onde se dormia. Eram condições muito extremas", explicou.

Luís sofria na escola ao perceber que os colegas não viviam como ele. "Ao mesmo tempo a aprender na escola que as situações não eram essas. Qualquer criança que viva as duas realidades tem de aprender a mentir, é um processo doloroso", afirmou. Revelou ainda que, só quando foi retirado à família e entrou na Casa do Gaiato, é que tomou pela primeira vez um banho de água quente, com chuveiro.

A carregar o vídeo ...
Além da miséria, o ator era ainda vítima de violência doméstica por parte do padrasto. "O meu padrasto era estivador e houve alguns momentos de violência doméstica devido ao alcoolismo. Eu levava e a minha mãe apanhava por tabela. Tinhamos uma capoeira e às vezes ficava lá à espera que ele adormecesse", contou.

A carregar o vídeo ...
No entanto, a sua mãe era o seu grande apoio. "A minha mãe era uma mulher analfabeta e sempre lutou para que eu estudasse. Ela só sabia os números até 100. Lutou por mim a vida toda", revelou.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável