Notícia

Polémica

O herdeiro de Joe Berardo! Quem herda afinal o 'império' e a dívida de 962 milhões?

O empresário tem dois filhos, Cláudia e Renato, mas é o filho, de 48 anos, que lhe segue os passos nos negócios e que terá acesso ao acervo (blindado) da Colecção da Fundação Berardo, avaliado em 316 milhões de euros .
16 de maio de 2019 às 14:31
O empresário madeirense é pai de Renato e de Cláudia. Enquanto a filha é uma figura praticamente desconhecida (tal como a mãe, mulher de Berardo), sabendo-se muito pouco  sobre ela, já o filho, fisicamente muito parecido com o pai, é o seu "braço direito" nos negócios

Estudou numa escola de padres "muito disciplinada", tal como o próprio descreveu a Anabela Mota Ribeiro em entrevista ao jornal 'Público'. Da África do Sul mudou-se para em Inglaterra, onde frequentou o curso de Gestão na Huron University. Já licenciado regressou a "casa".

Mas a criminalidade e instabilidade do país africano levou-o para o Canadá, mas  não se adaptou ao "frio". Acabou a cumprir o serviço militar na Madeira, "para aprender português". Casou com uma iraniana, que conheceu quando estava na faculdade. Também a irmã casou com um saudita. Como diz Joe Berardo, tem uma família "united nations [nações unidas]".

Garantiu que desde muito pequeno que sabe que um dia sucederá ao pai :"Sei isso desde os cinco anos de idade. O nosso conceito de família é para continuar. A luta não é de uma geração. Queremos que o nosso nome continue no futuro. Capitão do barco hoje, capitão do barco amanhã, cinco, dez anos, quem sabe", explicou a Anabela Mota Ribeiro.

Já sobre a transmissão de poderes, disse Joe Berardo na mesma entrevista: "Transmiti ao Renato, e às outras pessoas, que se algum negócio, can’t do without you, não pode sobreviver sem ti, vende. Because, posso ir a qualquer momento, tenho as coisas organizadas para continuar".

Recorde-se que Joe Berardo está no centro do furacão. Em 2007, era um investidor de relevo na bolsa portuguesa e chegou a ser o quinto homem mais rico do País, com uma fortuna avaliada em 890 milhões de euros. Agora, aos 75 anos de idade, enfrenta um dos maiores escândalos financeiros.

Berardo deve quase mil milhões de euros a três grandes bancos portugueses: BCP, Caixa Geral de Depósitos (CGD) e Novo Banco (antigo BES). Segundo o 'Correio da Manhã', a Direção de Gestão de Risco da CGD só encontrou uma garagem em nome do empresário madeirense.

Ao longo do percurso, aquele que já foi apelidado como "senhor Gulbenkian do século XXI" criou uma coleção de arte que é referência mundial. Segundo o 'Independent' e vários críticos de arte mundialmente conceituados, é uma "das melhores coleções privadas da Europa, superior à de Guggenheim".

Em 2006, a Coleção Berardo foi avaliada pela leiloeira Christie's num valor superior a 316 milhões de euros.

A juntar a tudo isto há a Fundação Berardo e a paixão pelos vinhos, materializada na Quinta da Bacalhôa e na Quinta do Carmo, no Alentejo. Reconhecido como empresário de sucesso, Joe recebeu duas comendas do Estado Português, a Ordem do Infante D. Henrique, pelo então Presidente Ramalho Eanes, e, dez anos mais tarde, a Grã Cruz da mesma Ordem.

Comentários

Comentários
este é o seu espaço para poder comentar as nossas notícias!

Mais Lidas

+ Lidas

Instagram

Instagram

Newsletter

Newsletter

Subscreva a newsletter e receba diáriamente todas as noticias de forma confortável