C-Studio

C-Studio i

Alergias de primavera não são desculpa

À medida que árvores e flores ganham novas cores, aumenta a vontade de fazer planos ao ar livre. Seja com amigos ou com a família, faça a escolha certa e saia de casa sem medos. #PrimaveraEssentials
17 de maio de 2019 às 13:11

Telfast: o essencial de primavera para todos
Telfast: o essencial de primavera para todos
Telfast: o essencial de primavera para todos
Telfast: o essencial de primavera para todos
Telfast: o essencial de primavera para todos
Telfast: o essencial de primavera para todos
Telfast: o essencial de primavera para todos

Tem uma festa, uma reunião importante, um convívio entre amigos que não vê há anos ou até um casamento nos próximos dias, mas os espirros continuam ser dar tréguas? Ultimamente até tem chegado a casa sempre com o nariz vermelho, a pingar, e uns quantos pacotes de lenços a menos na carteira? Ao contrário do que podia pensar, esta realidade é bastante comum: segundo a Marktest, um em cada três portugueses sofre de rinite alérgica, uma situação que agrava com a chegada da primavera. Para que possa desfrutar em pleno do bom tempo, há um essencial que não pode escapar, nem na carteira nem na gaveta de farmácia particular lá de casa.

Antes de perceber como ultrapassar esta situação, importa saber que a febre dos fenos – o nome comum dado aos sintomas da rinite alérgica na primavera – não é mais do que uma reação alérgica a alérgenos ambientais. Acontece que o sistema imunitário acaba por reagir a estas substâncias, totalmente inofensivas, como se de algo perigoso se tratasse, produzindo assim anticorpos para as combater. Há vários alérgenos que podem provocar alergias respiratórias, tais como ácaros, pólen, bolor ou mesmo pelos de animais.



Não tem a certeza se é alérgico?



Aqui vai a lista de sintomas a ter em atenção e que pode usar para despistar suspeitas: espirros, olhos lacrimejantes ou com comichão, congestão e corrimento nasal, sonolência diurna, fadiga e qualidade de vida afectada/diminuída. Dependendo do grau de alergia, os sintomas podem variar. Podem ser notadas alterações na capacidade de atenção, no estado de consciência e até na performance escolar ou no emprego. A rinite alérgica leva ainda a maior cansaço e irritabilidade e alterações no sono. Esteja atento aos sinais e se notar alguma destas mudanças, tome medidas! Temos um segredo que vamos partilhar em baixo para que possa sair de casa sem receios.



Essenciais de primavera



Para minimizar os efeitos deste tipo de alergias, há um conjunto de boas práticas que podem ser seguidas:


1. Evitar passar muitas horas consecutivas em atividades ao ar livre nesta época de maior concentração de pólenes;

2. Não passar por zonas com relva e muito arvoredo;

3. Mudar de roupa ao chegar a casa, tomar banho e lavar a cabeça antes de se deitar;

4. Usar óculos escuros;

5. Em casa, manter as janelas e as portas fechadas durante o dia.


Tudo isto parece demasiado impeditivo? Estamos prontos para deixar de aproveitar as tardes de domingo no parque da cidade? Abdicar dos passeios matinais com a família? Recusar o convite para a festa dos 40 anos da amiga que, por acaso, mora em Sintra? Não. Não estamos! Ainda bem que há mais de 20 anos que o Telfast está em Portugal, assumindo o papel de anti-histamínico (não sujeito a receita médica) número 1 para os portugueses*.



Inevitáveis, mas nunca impeditivas



Atua rapidamente sobre os principais sintomas da rinite alérgica, proporciona 24 horas de alívio e não tem quaisquer efeitos sedativos. O Telfast Spray Nasal é a grande novidade da marca para este ano e o irmão mais novo do já reconhecido Telfast 120 (em comprimidos). Não tem aroma, nem sabor, não causa sonolência e tem um efeito que dura as 24 horas do dia. Acima de tudo, é eficaz desde o primeiro dia!

O Telfast Spray Nasal marcou presença no Out Jazz, Record Challenge e Máxima Beauty Summit para ser apresentado a todos os que querem desfrutar ao máximo do bom tempo que a primavera lhe trouxe.

A carregar o vídeo ...

Este é um dos #PrimaveraEssentials de todos os que costumam sofrer com as alergias. Vá, agora vá lá desfrutar do bom tempo que bem merece!



* Fonte: Mercado de Farmácia, Dados HMR, vendas em valor/unidades classe H01.3.3. MNSRM, ano 2018.

Brozek JL et al. Allergic Rhinitis and its Impact on Asthma (ARIA) guidelines—2016 revision. October 2017 Volume 140, Issue 4, Pages 950–958
Am J Respir Med. 2002;1(3):195-200. Poor sleep and daytime somnolence in allergic rhinitis: significance of nasal congestion. Kakumanu S1, Glass C, Craig T.

Telfast®120, (Fexofenadina) para alívio dos sintomas associados com rinite alérgica sazonal, em adultos e crianças >12 anos. Dose recomendada: 1 comp/dia (antes de uma refeição). Doentes com doença cardiovascular devem ser advertidos que os anti-histamínicos estão associados a efeitos secundários como taquicardia e palpitações. Precauções: doentes hepáticos e insuficientes renais. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica. Telfast Spray Nasal, 55µg /dose (acetonido de triamcinolona), para o tratamento dos sintomas de rinite alérgica sazonal em adultos (>18anos). Dose inicial recomendada: 220 µg (2 pulv./narina, 1x/dia); Dose de manutenção: 110 µg (1 pulv./narina, 1x/dia). Precauções: em caso de mudança da terapêutica sistémica com corticosteróides; suspeita de perturbações da função suprarrenal; doentes com historial de úlceras do septo nasal recentes, cirurgia nasal ou traumas, até completa cicatrização; doentes com alterações da visão ou histórico de aumento de pressão intraocular, glaucoma e/ou cataratas devem ser monitorizados. Contém cloreto de benzalcónio - utilização a longo prazo pode causar edema da mucosa nasal. Não recomendado utilizar >3 meses, sem supervisão médica. Consultar médico, se sintomas não aliviarem ou se piorarem em 14 dias. Medicamento Não Sujeito a Receita Médica de Dispensa Exclusiva em Farmácia. Leia atentamente o folheto Informativo e em caso de dúvida ou persistência dos sintomas contacte o seu médico ou farmacêutico. (1.0) SAPT.CFEX.19.05.0215 Maio de 2019

Partilhar